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Ouvidoria do Hemopa completa 10 anos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/02/2015 10h57

O serviço de Ouvidoria da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) completa 10 anos como um verdadeiro instrumento democrático de participação social, exemplo para outras ouvidorias do país e 99% de aprovação pelos usuários. Somente no ano passado, o setor registrou 2.143 manifestações de doadores, pacientes e servidores, pelos cinco canais de comunicação disponíveis. Entre eles, destaca-se o atendimento online (www.hemopa.pa.gov.br), que é pioneiro e coloca o hemocentro paraense como o único da hemorrede brasileira a dispor desse atendimento em tempo real.

“Para este ano, uma de nossas metas é ampliar a pesquisa de satisfação realizada com os usuários, para a hemorrede”, revela a titular do setor, Silvânia Assunção, que informa ainda que o serviço atende, em média, 200 demandas por mês, a maior parte vindas de doadores, das quais 90,43% por informação, demonstrando a importância da função educativa que o serviço presta ao cidadão.

Segundo a socióloga, as sugestões, críticas, elogios e solicitações são encaminhados aos setores competentes. “A Ouvidoria permite ao usuário participar efetivamente da melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Hemopa, por intermédio das considerações que são posteriormente enviadas aos setores competentes para as devidas providências”, informa, destacando que 90% dos casos são resolvidos.

Nestes 10 anos, entre as melhorias sugeridas pelos usuários por meio da Ouvidoria, a técnica destaca o resultado de exames online de pacientes e doadores disponíveis no site da fundação, as chamadas eletrônicas no painel da Recepção de Doadores e Pacientes, a aquisição de cadeiras de rodas em todos os núcleos da hemorrede estadual, cursos de capacitação e ainda a implantação da nova unidade de Coleta do Hemopa Castanheira.

O setor integra a Rede de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde (MS) e também contribui nos eventos do Departamento de Ouvidoria do SUS, com palestras sobre relatos de experiências e apresentação de trabalhos. Como aconteceu na Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS - II EXPOGEP, com a exposição do trabalho “Universalidade de Acesso ao Serviço de Ouvidoria do Hemopa. Relatos de Experiências Exitosas”, que pontua todos os canais de comunicação que o hemocentro dispõe ao usuário, focando na facilidade de acesso ao serviço.

Esse mesmo trabalho foi incluído no Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS), da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), iniciativa da cooperação técnica entre a FIOCRUZ, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS.  Coordenado pela vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da FIOCRUZ, o IdeiaSUS tem como finalidade a divulgação e consulta de práticas e soluções para o SUS, implantadas nos diversos territórios do país.

Os demais meios que a Ouvidoria disponibiliza ao usuário são: carta, atendimento presencial na sede da fundação, e-mail ([email protected]) e a linha 0800 280 8118, exclusiva e gratuita para todo o Estado, inclusive liberado para telefonia, o mais utilizado, representando 78% dos atendimentos do setor.

Serviço: A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, de 8h as 18h, no andar térreo do hemocentro, localizado na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109. Batista Campos. Alô Hemopa: 0800 280 8118.