Grupo Mapinguari traz o espetáculo “Tradições amazônicas” ao "Por-do-Som"
Todas as sextas-feiras a Estação das Docas abre espaço para o folclore paraense no projeto Pôr-do-Som. Nesta sexta-feira, 20, o Grupo Mapinguari apresenta o espetáculo folclórico “Tradições amazônicas”, que mistura dança e música ao imaginário da região. A apresentação inicia a partir das 18h, na orla do Armazém 3. A entrada é gratuita.
O show tem como foco principal a valorização da cultura tradicional, daí o nome escolhido para a apresentação, que reforça a importância da sabedoria popular como fonte de transmissão da cultura e do imaginário geração a geração. O espetáculo “Tradições amazônicas” ressalta as danças típicas da região, como o carimbó, obaluaê e pretinhas de Angola, e também as lendas regionais, como da iara e da vitória-régia.
“Queremos mostrar ao público o quanto o povo amazônico é rico em sabedoria tradicional e popular. Aprimoram-se os versos e a forma de relatar os fatos, mas a essência realmente não muda, o que garante a manutenção e o fortalecimento da cultura do nosso Estado”, explica a coordenadora do grupo Mapinguari, Wilnélly Pinheiro.
Originário do bairro de São Brás, o Grupo de Tradições Amazônicas Mapinguari nasceu da reunião de um grupo de amigos que estudavam na Escola Dr. Aníbal Duarte e hoje é composto por cerca de 40 pessoas, de várias comunidades de Belém.
Serviço: “Pôr-do-Som – Grupo Mapinguari”. Nesta sexta-feira (20), a partir das 18h, na orla do Armazém 3, da Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, s/n - Campina). Informações: (91) 3212.5525. Entrada gratuita. Confira a programação deste mês no site: www.estacaodasdocas.com.br.