Vinte mil inscritos aguardam listão das escolas tecnológicas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulga na tarde desta terça-feira, 24, o resultado do Processo Seletivo 2015 das escolas tecnológicas, para o qual se inscreveram 20.295 candidatos, que disputarão 6.440 vagas de 118 cursos em 18 estabelecimentos. O listão poderá ser acessado no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br).
O maior número de candidatos inscritos - 4.521 - foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, seguida pela Escola Estadual de Ensino Médio Colégio Integrado Francisco da Silva Nunes (3.427 inscrições), Escola Técnica Estadual Magalhães Barata (2.377) e Instituto de Educação do Estado do Pará (2.042).
O curso de Técnico em Segurança do Trabalho é o mais procurado entre os candidatos, com uma média de 44 candidatos/vaga. Os cursos de Eletrotécnica, Enfermagem, Nutrição e Logística vêm logo em seguida e lideram a preferência tanto entre estudantes de Belém como de municípios do interior.
Educação profissional
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 2.960 para 48 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; 1.440 vagas para 28 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e 2.040 em 42 cursos da modalidade Ensino Subsequente.
A seleção dos candidatos será feita com base nas informações obtidas no ato da inscrição, na escolha da concorrência por uma vaga nas escolas/cursos/turnos, de acordo com o edital disponível no site da Seduc. O processo seletivo é orientado pela Secretaria Adjunta de Ensino e executado pela Coordenadoria de Educação Profissional.
A oferta de turma será garantida desde que alcançado o número mínimo de 30 alunos, de acordo com os selecionados no curso/turno para o Ensino Médio Integrado, Proeja e Subsequente.
O curso técnico de nível médio na modalidade Ensino Médio Integrado é destinado exclusivamente aos candidatos que já concluíram o Ensino Fundamental e tenham até 17 anos e 11 meses completos até a data da matrícula.
O Ensino Médio Integrado tem cursos com duração de quatro anos (oito semestres). Já o curso técnico do Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos é destinado a alunos com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula.
Já os cursos do Proeja têm duração de três anos (seis semestres). O Ensino Subsequente, por sua vez, abrange cursos técnicos para estudantes que concluíram o Ensino Médio. Os cursos técnicos na modalidade Subsequente têm duração de dois anos (quatro semestres).