Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Cohab esclarece sobre obras na Comunidade Cubatão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/02/2015 17h30

A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) recebeu nesta terça-feira (24) um grupo de moradores da Comunidade Cubatão, localizada no distrito de Icoaraci, onde a companhia desenvolve um dos projetos de habitação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), denominado Residencial Taboquinha.

O grupo falou em nome das famílias que moram numa área de palafitas e solicitou esclarecimentos sobre os recentes remanejamentos ocorridos na área, em decorrência das fortes chuvas e marés altas, comuns nesse período do ano. Técnicos da Cohab explicaram que houve a necessidade de atender os casos mais urgentes para garantir a habitabilidade de algumas famílias da comunidade. Após a conclusão do projeto, a área será transformada em área de preservação ambiental.

Paralelamente, a Defesa Civil Municipal, com a equipe de engenharia e da área social da Cohab, vai fazer um levantamento na Comunidade Cubatão, a fim de monitorar as habitações que estão em situação mais crítica ou em risco eminente. A Prefeitura de Belém, por meio da Funpapa e do setor de atendimento a calamidades públicas, foi também acionada pela Cohab para colaborar com o atendimento.

Além das obras de habitação, a Cohab coordena a execução dos serviços de infraestrutura, como pavimentação, drenagem pluvial, esgoto sanitário, rede de distribuição de energia elétrica, rede de abastecimento de água, além da construção de diques e pontes e de unidades habitacionais da poligonal que abrange o Residencial Taboquinha.

Atualmente o percentual de serviços executados já é de 65%, incluindo habitação e infraestrutura. Ao ser concluído, o projeto beneficiará 1.862 famílias. Das 978 unidades habitacionais previstas, 478 já foram entregues. A previsão é entregar ainda neste primeiro semestre mais 42 unidades habitacionais. 

A Cohab esclarece que está à disposição da comunidade e da Comissão de Acompanhamento de Obras eleita para acompanhar todo o processo, principalmente na seleção das famílias que receberão as unidades habitacionais do projeto. Também serão informandos o andamento das obras e os critérios para a seleção dos beneficiários das próximas entregas de apartamentos do Residencial Taboquinha, tanto na sede como no canteiro de obras, por meio das equipes de engenharia e social.