Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇOS

Encontro de especialistas debate gastronomia e turismo na FITA

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/09/2017 00h00

O encontro “Conversas ao redor da mesa”, realizado na sexta-feira (22), na programação da oitava edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), reuniu especialistas e promotores da gastronomia e do turismo paraense, tanto no mercado nacional quanto internacional

Álvaro do Espírito Santo, diretor da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins, Rosane Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Eduardo Leão, secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento, Minas e Energia (Sedeme), Roberto Smeraldi, diretor do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade, Leyla Spada, operadora da Viare Turismo Criativo (do estado de Santa Catarina) e Cláudia Sadalla, da Prefeitura de Belém / Cidade Criativa da Gastronomia participaram do encontro que debateu ações voltadas à gastronomia paraense.

Leyla Spada acredita que uma viagem pode ser transformadora, com roteiros exclusivos e personalizados, em busca de experiências inovadoras para os turistas. Para ela, o turismo no Pará oferece um rico campo de oportunidades. “Como eu trabalho com roteiros gastronômicos para que as pessoas aprendam a cultura através da comida, a idéia é começar a trazer o pessoal pra cá, para aprender justamente tudo que vocês vivenciam no dia a dia. Daí, as pessoas vão começar a dar mais valor ainda para o que o Pará tem a oferecer”, afirma.

Uma das oportunidades de promoção e visibilidade internacional da gastronomia paraense já se aproxima no calendário. “Belém está trazendo agora em novembro, de 7 a 11, pela primeira vez um evento mundial de cidades da gastronomia. Belém tem o selo de Cidade Criativa da Gastronomia desde 2015 e neste ano vamos recepcionar estas cidades. São 18 cidades envolvidas. Isso vai desenvolver nosso gastro turismo, o nosso turismo de experiência, e tenho certeza, que é um evento que vai alavancar nossa economia”, explica Cláudia Sadalla, que é diretora de Desenvolvimento Urbano e Ponto Focal de Belém Unesco – Cidade Criativa da Gastronomia.

“Foi uma experiência maravilhosa. Nós contamos com várias entidades. Todo mundo reunido discutindo com o mesmo objetivo que é exatamente fomentar este turismo e a gastronomia. Sozinho a gente não resolve. É preciso andar de mãos dadas e isto que nós estamos fazendo”, conclui Cláudia Sadalla.