Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc anuncia sistema de avaliação unificado na rede estadual de ensino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/02/2015 13h38

No próximo ano letivo da rede estadual de ensino, que iniciará a partir do dia 9 de março, alunos do Ensino Médio serão submetidos a um processo de avaliação unificado bimestral que diagnosticará todo o sistema e servirá como indicador do desempenho de alunos e, indiretamente, de professores. O novo sistema também avaliará a aplicação do conteúdo programático durante o ano letivo e também servirá para o controle da aplicação de carga horária de professores na rede estadual.

O secretário de Estado de Educação, HelenIlson Pontes, falou sobre o sistema durante a reunião com os gestores municipais da Educação da região nordeste do Pará, que ocorreu neste sábado (28), no município de Salinópolis.

Em cerca de 60 dias da nova gestão, Helenilson Pontes já dialogou com gestores da Educação de 133 municípios das regiões sul, sudeste, nordeste, oeste e arquipélago do Marajó, na série de reuniões denominada “Seduc nos Municípios”. Helenilson explicou que a avaliação unificada será aplicada bimestralmente durante o decorrer do ano letivo para fornecer um quadro geral da situação da educação ainda no meio do ano.

O resultado será complementado com os indicadores fornecidos pelo Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), que é aplicado no final do ano, fornecendo um “diagnóstico para servir de base para o planejamento pedagógico e oferecer informações para a construção de projetos que fortaleçam e valorizem o trabalho realizado pelas escolas públicas do Estado Pará”, explicou.

Para Helenilson, não tem como identificar os grandes problemas da Educação no Estado e estabelecer políticas públicas sem uma avaliação imediata da situação dos alunos. “Desta forma iremos identificar as deficiências e também os pontos fortes tanto de alunos como de professores, para podermos encontrar soluções e valorizar os nossos bons resultados”, comentou.

Helenilson também destacou na reunião as ações que estão sendo planejadas pela nova gestão para fortalecer a educação a partir das dificuldades encontradas pelos processos de avaliação.

Entre estas ações está a unificação do conteúdo programático do Ensino Médio, que permitirá a aplicação de todo o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em toda a rede estadual de ensino, para melhorar os resultados dos alunos das escolas públicas estaduais. Esta ação será reforçada pela distribuição do “Guia do Estudante” a todo aluno do Ensino Médio, para o controle da aplicação do conteúdo do Enem.

Helenilson também destacou a aplicação de aulas de reforço para os alunos durante o ano letivo. Esta ação é um resultado da parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), que oferecera aos alunos de licenciatura da instituição um estágio obrigatório nas escolas estaduais, visando o reforço na preparação do aluno para a realização da prova do Enem.

Helenilson também destacou que está sendo desenvolvido um sistema de estágio para alunos das escolas estaduais nos ógãos do Governo do Estado. “Esta é um diretiva dada pelo governador Simão Jatene, que irá permitir que todos os órgãos do governo sejam um laboratório para a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades para os alunos da rede pública”, ressaltou.

Para o professor da rede estadual de ensino, que também será avaliado de acordo com os resultados dos alunos, será reforçada a atuação do Centro de Formação de Profissionais da Educação do Pará (Cefor) visando o aperfeiçoamento dos professores da rede através de cursos gratuitos em nível de atualização, contribuindo assim para a formação dos professores do Ensino Médio.

Segundo o prefeito do município de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, a oportunidade de expor os problemas que os gestores municipais encontram em seus municípios e a busca de soluções conjuntas para estes problemas já é um avanço na forma de gerir a educação nos 144 municípios paraenses.

“O governador Simão Jatene vem transformando a relação entre governo do Estado e municípios. Os resultados deste diálogo serão sentidos na melhoria dos índices dos nossos alunos e na forma como os secretários e prefeitos administram a educação em seus municípios. Ganham todos os gestores e todos os alunos tanto da rede estadual quanto da rede municipais em todo o Estado”, declarou.