Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran participa de ação nacional da Operação Lei Seca

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/09/2017 00h00

Durante a Operação Lei Seca realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com as policias Civil e Militar na noite da última sexta-feira (22) e madrugada de sábado (23), oito condutores foram flagrados cometendo crime de trânsito, de acordo com o artigo 306 do Código de Transito Brasileiro (CTB).

A Operação foi realizada de forma simultânea em 17 estados, Distrito Federal (DF), e Polícia Rodoviária Federal (PRF), como parte do encerramento da Semana Nacional de Trânsito e comemoração do dia Nacional do Agente de Fiscalização.

Cerca de 40 agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) participaram da operação, que iniciou por volta das 23h, na rua Municipalidade com avenida Visconde de Souza Franco.

Um total de 150 abordagens foram realizadas durante a ação, que resultaram em 14 condutores que irão responder administrativamente por dirigir após ingestão de bebida alcoólica. Sete condutores recusaram o teste com etilômetro e sete veículos foram removidos, a maior parte por trafegar nas vias com o licenciamento em atraso. Vinte oito documentos foram recolhidos.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem dirigir embriagado é de R$ 2.934,70. Também estarão sujeitos ao pagamento da multa os suspeitos que se recusarem a fazer o teste com o etilômetro (bafômetro), mas apresentarem sinais de embriaguez. 

As demais penalidades são: a suspensão do direito de dirigir pelos próximos 12 meses. No caso de reincidência em menos de um ano, a multa será dobrada, chegando a R$ 5.869,40.

Para a delegada Rafaela Cabral, que coordenou as ações da Polícia Civil, o trabalho em conjunto é essencial para alcançar resultados positivos. "Nosso papel na ação é a lavratura de flagrantes aos condutores que insistem em conduzir veículos automotores após a ingestão de bebidas alcoólicas e colocam a própria vida e a de terceiros em perigo.

Para o diretor de Operações do Detran, Walmero Costa, a mobilização teve como principal objetivo chamar a atenção da sociedade brasileira sobre os riscos de beber e dirigir, e, assim contribuir para a redução das perdas irreparáveis que decorrem dos acidentes de trânsito consequentes dessa mistura. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito mata 47 mil pessoas por ano no Brasil e deixa 400 mil com alguma sequela. Estes dados colocam o Brasil em 4º lugar no ranking de acidentes nas Américas.