Sedop amplia sistemas de abastecimento de água de Abaetetuba e Bragança
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) está finalizando nos municípios de Abaetetuba e Bragança, no nordeste paraense, as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, que tem como meta aumentar a cobertura do número de domicílios atendidos com água tratada na região Norte. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em Abaetetuba para aumentar o número de residências atendidas, a Sedop ampliou a capacidade do sistema de abastecimento de água já existente com a perfuração de cinco poços profundos, aumentando assim a produção de demanda de vazão requerida. Também fazem parte do projeto uma adutora de água bruta, estação de tratamento de água, elevatória e adutora de água tratada, rede de distribuição e ligações domiciliares.
Após a conclusão da obra, prevista para o fim de junho deste ano, o sistema vai abrir 1.136 novas ligações domiciliares na área urbana. Segundo a meta estabelecida no projeto, já foram executados 85,7% dos serviços, faltando apenas a instalação de macromedidores pela empresa responsável. Os primeiros beneficiados com o sistema de abastecimento de água em Abaetetuba foram os moradores do bairro São Sebastião, com 219 ligações domiciliares. O abastecimento chegará até os bairros do centro, com previsão de cobertura de 100%.
Em Bragança, 70% da obra do sistema de abastecimento de água foram executados. Serão atendidas 2.896 famílias, compreendendo os seguintes serviços: construção da captação de água do rio Chumucuí, com vazão de 742 m3/h; elevatória e adutora de água bruta; estação de tratamento de água, que será feita com quatro filtros de fluxo ascendente construído em concreto armado; elevatória e adutora de água tratada; rede de distribuição de água e ligações domiciliares.
Além desses serviços, o sistema será composto ainda por três reservatórios elevados. Um deles foi recuperado pela Sedop e outros dois estão em execução para garantir o abastecimento da população. A previsão de entrega da obra é junho deste ano.