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Escolas de tempo integral registram boa taxa de aprovação no vestibular

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/03/2015 15h03

As escolas de tempo integral vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentaram resultados expressivos nos últimos processos seletivos. A Escola Estadual Temístocles de Araújo, localizada no bairro da Marambaia, em Belém, que oferece o Ensino Médio Integral desde 2012, teve aprovação de 50% de seus alunos nos últimos vestibulares.

As escolas de tempo integral proporcionam aos alunos nove horas de ensino diferenciado. Os estudantes aprendem as matérias regulares e participam de oficinas e aulas práticas sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A metodologia inclui projetos, passeios e reforço escolar, possibilitando um maior aproveitamento pelo aluno.

Outra instituição que oferece ensino em tempo integral, a Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira, localizada no bairro de São Braz, aprovou 70 alunos em processos seletivos, tanto do Ensino Médio Integral quanto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aprovações foram em vestibulares de instituições públicas e privadas.

Ampliação - Segundo Clara Yunes, diretora do Ensino Médio e Educação Profissional da Seduc, o objetivo é ampliar o programa. “Hoje nós temos quatro escolas de tempo integral no Ensino Médio e queremos atender mais três. O processo é um pouco demorado, pois a escola precisa de um preparo para receber o ensino integral com qualidade”, explicou a diretora.

Nas escolas, os estudantes também participam de oficinas, visitas a museus (aulas externas), revisões, aulas práticas, de informática e jogos de xadrez. Os dois turnos são valorizados da mesma forma, e o professor tem mais condições de trabalhar e desenvolver um melhor relacionamento com o aluno.

A escola oferece uma estrutura adequada para esta modalidade de ensino, com vestiários para higienização, alimentação acompanhada de um nutricionista e uma equipe de apoio pedagógico.

O diretor da Escola Temístocles Araújo, Jeedir Gomes, contou que alunos e professores aumentaram sua proficiência depois de adotarem a metodologia de tempo integral. “Com a escola em tempo integral a relação aluno-professor ficou mais próxima, e o aluno pode ver a prática das matérias que antes ele só via na teoria. O professor pode trabalhar de uma forma mais específica, e consegue planejar suas matérias aproveitando melhor os dois turnos de estudo”, enfatizou.