Visita Monitorada do Mangal contribui na promoção do bem estar
Atividades físicas são importantes em qualquer fase da vida. Na terceira idade, caminhadas e exercícios tornam-se ainda mais essenciais por auxiliarem na prevenção e tratamento de doenças. Por isso, o serviço de Visita Monitorada do Mangal das Garças tem sido cada vez mais procurado por grupos de idosos que desejam realizar uma caminhada ao ar livre e ainda aproveitar para conhecer um dos principais pontos turísticos da cidade, aprendendo sobre a história e biodiversidade do local.
Nesta terça-feira, 10, foi a vez dos idosos atendidos pelas Unidades Municipais de Saúde do Bengui e de Outeiro participarem do serviço. Na rotina do grupo do bairro do Bengui, as caminhadas são semanais, uma forma de promover a saúde e o bem estar. “A gente procura locais bonitos assim, que dá pra caminhar, fazer exercício físico e estimular a mente, porque o idoso precisa disso. A gente faz a promoção da saúde e da prevenção e isso é fantástico pra eles, pois a gente tem uma qualidade de vida muito melhor quando o idoso tem oportunidades como esta”, conta a terapeuta ocupacional Nilbea Ferreira.
O parque zoobotânico era uma novidade para Maria de Nazaré Pinheiro, 65 anos. Apesar de morar em Belém, a aposentada ainda não tinha tido oportunidade de visitar o Mangal e através da Visita Monitorada aprendeu mais sobre a flora local. “Eu achei muito bonito, vim pela primeira vez e amei aqui esse lugarzinho maravilhoso mesmo. Isso aqui são presentes que Deus deixou pra gente, as árvores, a aninga que o rapaz tava explicando pra gente que serve pra evitar a erosão. Eu, particularmente, não sabia. Espero vir mais vezes aqui”, disse.
Já na UMS de Outeiro, o atendimento alia atividades físicas e sociais, atendendo idosos e pacientes do programa de Hiperdia-Hipertensão e Diabetes do distrito. Sueli da Silva, agente de saúde que estava acompanhando o grupo, contou que a visita ao Mangal era uma viagem que estava sendo programada há bastante tempo. “Hoje, graças a Deus, deu tudo certo. Tudo muito lindo aqui dentro. A estrutura do parque foi acima da minha expectativa. A natureza está muito bem preservada. Nem parece que a gente tá dentro de Belém”, opinou.
Entre os membros do grupo, a aposentada Creuza Queiroz contou que em outra ocasião fez questão de trazer a família que mora no Rio de Janeiro para conhecer o parque. “Nós que somos da cidade já ficamos encantado, imagina quem vem de fora. Quando a minha cunhada que é do Rio de Janeiro veio, ficou muito encantada com o local, mostrou as fotos lá na cidade dela e todo mundo achou lindo. Vale a pena conhecer e trazer turistas”, destacou.
As Visitas Monitoradas do Mangal das Garças são realizadas mediante agendamento, através do telefone 3242-5052 ou e-mail agendamento@mangalpa.com.br. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, nos horários das 9h, 10h30, 14h30 e 16h.