Mangal das Garças é opção de passeio para grupos da melhor idade
Nesta quinta-feira, 12, o Mangal das Garças recebeu cerca de 50 idosas atendidas na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Maguari. O grupo da melhor idade participou da Visita Monitorada, serviço em que os monitores-guias apresentam os diversos espaços e repassam aos visitantes informações sobre a história e biodiversidade do Parque.
A visita ao Mangal faz parte do cronograma do Programa do Idoso desenvolvido pela UBS do Maguari, que inclui diversas atividades físicas e sociais. “Todos os dias temos atividades práticas de trabalho cognitivo. Como ainda estamos comemorando o mês da mulher, decidimos trazê-las para esse passeio porque muitas vivem sozinhas, ou têm limitações para se deslocar, ou ainda porque a família não tem tempo de trazer”, contou a assistente social e coordenadora do programa, Sandra Andrade.
O Programa do Idoso já existe há quase 10 anos e atende atualmente cerca de 700 pessoas com esse perfil. Sandra conta que as atividades físicas somadas ao atendimento realizado pelo programa têm sido essenciais para a longevidade e qualidade de vida do grupo. “Quando nós começamos este trabalho, o índice de depressão na melhor idade era muito alto. Depois de um ano de atividades com os idosos, o setor de farmácia notou uma diminuição no consumo de remédio para dores.”
Para a aposentada Francisca Batista, participar das visitas ao Mangal é um programa imperdível: “Toda vez que tem passeio pra cá eu sou a primeira que dou o nome para participar. Faço questão porque eu gosto muito daqui, da natureza, porque além da gente poder ver os animais de perto, o espaço é muito bonito.”
As Visitas Monitoradas do Mangal das Garças são realizadas mediante agendamento, por meio do telefone 3242-5052 ou pelo e-mail [email protected]. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, nos horários das 9h, 10h30, 14h30 e 16h.