Escola "Ulysses Guimarães" encerra ano letivo com gincana cultural
A turma 101 foi a grande vencedora da primeira gincana científica, cultural e esportiva da Escola Estadual Ulysses Guimarães, em Belém. O evento, que durou dois dias e terminou na tarde desta terça-feira (19), envolveu a realização de tarefas educativas e lúdicas pelos cerca de 300 estudantes das turmas do 1º ano do ensino médio, que funcionam em regime de tempo integral. Nesta terça-feira ocorreu a parte mais prática da gincana, com apresentações culturais e artísticas, e o cumprimento de tarefas mais dinâmicas. As turmas organizaram suas torcidas e vibraram muito a cada missão realizada.
A diretora da escola, Ângela Silva, abriu a programação ressaltando o objetivo da gincana, o fortalecimento dos laços entre professores e alunos, reforçando a solidariedade, o respeito e a amizade. “Queremos agradecer a todos pela confiança depositada em cada um dos profissionais do ‘Ulysses Guimarães’ que abraçaram a possibilidade de construir saberes importantes de uma educação integral, em tempo integral, para os nossos jovens”, ressaltou Ângela Silva.
Durante todo o dia, os alunos apresentaram coreografias, fizeram gritos de guerra, cumpriram tarefas e interagiram. Para o professor de Química Arilson Figueiredo, a escola está cumprindo seu papel ao integrar os alunos à rotina e à sociedade, o que se concretiza por meio de eventos como a gincana, nos quais os estudantes são instigados a trabalhar pelo coletivo, a exercitar a fraternidade e a solidariedade. “A escola de tempo integral e a gincana têm o objetivo de trazer os alunos cada vez mais para dentro dos seus muros e melhorar não só o ensino, mas também difundir os valores humanos”, disse o professor.
Aprendizado - O aluno do 1º ano, Herbert Amaral, 14 anos, concorda com o professor. Segundo ele, ao longo de todo o ano a escola realizou atividades diferenciadas, como os simulados, mas a gincana trouxe uma forma diferente de estimular o aprendizado. “Além de tudo, a atividade acabou nos unindo ainda mais. A experiência do tempo integral tem sido muito proveitosa, pois conseguimos fazer atividades extraclasses, como as oficinas, que nos ajudam a aprender melhor o conteúdo”, contou o estudante.
Para Maíra Barbosa, 16 anos, também do 1º ano do ensino médio, “a gincana nos ajudou a exercitar a união, até porque todo mundo do 1º ano se conhece, já que a gente passa o dia inteiro na escola. Acaba sendo mesmo uma convivência de irmãos, onde um aprende com o outro, pois cada pessoa tem a sua cultura, seus hábitos, o seu modo de viver, e isso me ensinou muito, tanto para a minha vida pessoal, quanto para a minha vida profissional no futuro”.
Relatos - Uma das tarefas das turmas foi levar para a escola ex-alunos do “Ulysses Guimarães”, que falaram sobre os rumos que suas vidas tomaram. A bióloga Paula Maués, doutoranda em Biologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), fez questão de atender ao convite de uma das turmas participantes da gincana. “Estudei a minha vida inteira no ‘Ulysses Guimarães’, e fico muito feliz ao ver eventos como esse. O ensino não deve ser levado somente na sala de aula. Esse tipo de atividade realmente dá um grande incentivo para a educação. Estou muito feliz de rever a escola, saber que ela continua ativa e contribuindo para a educação de muitos jovens”, declarou Paula Maués.
Sete turmas do 1º ano do ensino médio participaram da gincana, que teve ainda como uma das tarefas a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para famílias carentes de Belém. A turma vencedora da gincana, a 101, será a responsável pela entrega das doações.