Emater faz demonstração técnica de enxertia para alunos do Pronatec
Alunos do curso de Agricultura Familiar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) dos municípios de Barcarena e Baião e agricultores de Abaetetuba, no nordeste paraense, participaram de uma demonstração técnica de enxertia e outras atividades de Agroecologia, oferecida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Abaetetuba, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Flávio Ykeda.
Durante a atividade, os participantes conheceram o cultivo da pimenta do reino com tutor vivo de gliricídia, abacate, cupuaçu, bacuri, cacau, enxertados. A técnica de enxertia, segundo Ykeda, garante a precocidade da produção e a garantia da qualidade da planta mãe. “A enxertia nada mais é do que um clone da planta mãe, portanto com resultados efetivos garantidos”, diz o agrônomo. Dependendo do cultivo, a prática diminui em até 50% o tempo de produção.
Na prática, os alunos conheceram a técnica de enxertia de citros, especialmente da laranja, mediante demonstração do agricultor atendido pela Emater, Manoel Raimundo Gomes. A Agroecologia é uma das disciplinas do curso de Agricultura Familiar que é ofertado aos alunos do Pronatec.