Ciop promove campanha contra trotes e premia escolas em Belém
Para reduzir o índice de trotes feitos ao número 190, serviço destinado a receber e direcionar chamadas de urgência e emergência, o Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão integrado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), promoveu a campanha “Trote: qual a graça, se a vítima pode ser você?”, no período de julho a dezembro de 2014. O mote principal da campanha foi o concurso que mobilizou estudantes das escolas estaduais e municipais em torno da conscientização coletiva acerca dos prejuízos sociais decorrentes da prática de trotes.
A iniciativa do Ciop contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), da Segup. A entrega dos prêmios aos vencedores do concurso aconteceu na última sexta-feira, 13, no auditório do Centro Integrado, em Belém do Pará. As escolas estaduais Arthur Porto e Santa Maria de Belém do Grão Pará, que produziram os trabalhos ganhadores, foram contempladas com um circuito de câmeras de segurança, cada uma.
O diretor do Ciop, tenente-coronel PM Heyder Calderaro Martins, abriu a solenidade agradecendo aos colaboradores, em especial às 15 escolas que participaram da campanha. A ideia de promover um concurso que envolvesse os estudantes das redes públicas estadual e municipal surgiu no começo de 2014, a partir de um levantamento feito pelo próprio Centro Integrado, que mostrava que 35% das chamadas feitas ao 190 configuravam trotes e eram feitas por crianças e jovens. "O grande problema dessas falsas chamadas é que elas prejudicam quem realmente precisa de ajuda, porque enquanto uma equipe está se deslocando para atender uma falsa ocorrência, outros atendimentos que dizem respeito a ocorrências reais deixam de ser feitos ou sofrem atrasos. E atrasos, em casos de urgências, podem fazer a diferença entre a vida e a morte. E é essa conscientização que procuramos fazer, principalmente junto ao público mais jovem, que ainda está em fase de formação", ressaltou o diretor.
A cerimônia reuniu representantes da área de segurança pública, como o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Celson Benigno; o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Segup, Cláudio Jorge da Costa Lima; o coronel Ruy Celson Lobato dos Santos e o representante do Departamento Geral Operacional (DGO), major Wilson Carlos de Araújo Filho, ambos da PM; além do diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Rodolfo Moraes, e da gestora da Unidade da Seduc na Escola (USE), professora Magali Gouvêa.