Audiência pública debaterá gerenciamento costeiro em Soure
Uma audiência pública será promovida na próxima quarta-feira (27), pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para legitimar o plano de gestão de trechos de orlas do município de Soure, no Arquipélago do Marajó, dentro do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla). A programação será realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Soure.
O principal objetivo é reunir e discutir com a população a importância da audiência pública na legitimação do projeto, o panorama das ações e desafios da gestão costeira no Brasil, os avanços e as perspectivas do gerenciamento costeiro no Estado e as ações do projeto para o município de Soure.
O evento é uma realização da Semas, em conjunto com Programa Municípios Sustentáveis, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Prefeitura Municipal de Soure e Superintendência do Patrimônio da União do Pará (SPU).
Representando a Semas estarão presentes o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Thales Belo, e a equipe técnica da Gerência de Gerenciamento Costeiro e Zoneamento (Gercoz), parte integrante da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored).
Gestão integrada - O Projeto Orla é uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente, implantada no Estado do Pará em 2001 para consolidar, juntamente com municípios e a sociedade civil, a gestão integrada, compartilhada e sustentável das orlas paraenses.
Atualmente, o Pará possui 39 municípios costeiros. Com o projeto, a proposta é que sejam feitas ações que objetivam o ordenamento territorial e ambiental desses espaços, fortalecendo o desenvolvimento econômico sustentável da região.
Serviço: Audiência pública – Projeto Orla. Dia 27 de setembro, quarta-feira, das 8 às 12 h, no auditório da UFPA – Campus Soure, localizado na 13ª Rua, no Bairro Umirizal.