Profissionais de saúde recebem capacitação em acolhimento e humanização
Profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Referências Especializadas em Saúde (Ures) da rede estadual participam, nesta quarta-feira, 18, e nos dias 19, 20, 25 e 26 deste mês, na Escola de Governança do Pará, do curso de formação de multiplicadores e apoiadores institucionais da Política Nacional de Humanização, promovido pela Cordenação Estadual de Humanização, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento é destinado aos gestores, trabalhadores e usuários destas Unidades e Centros de Atendimentos Psicossociais (Caps) da Região Metropolitana de Belém.
Segundo o coordenador de Humanização, Luiz Guilherme, o curso de educação continuada é fruto do processo de trabalho do Colegiado de Humanização das Ures, organizado em parceria com a Coordenação de Educação e Saúde da Sespa e 1º Centro Regional de Saúde. “Este é um passo importante na implementação da Política Nacional de Humanização na região. Com isso, fortalecemos o trabalho e redes de cuidado, englobando os diferentes níveis e dimensões da atenção e da gestão do SUS”, disse.
Guilherme explicou que a capacitação visa melhorar o atendimento nas unidades, além de beneficiar a população que utiliza os serviços de saúde pública e tem seu primeiro contato com os profissionais, que estarão mais bem preparados e em constante aprimoramento.
Com carga prevista de 30 horas, o curso abordará temas relacionados aos principios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), cogestão e saúde do trabahador, acolhimento e processo coletivo, entre outros. “O intuito é dar condições para que esses servidores se atualizem e levem para a prática tudo que aprenderem durante a capacitação”, ressaltou o coordenador.