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CAPACITAÇÃO

Sespa começa a formar multiplicadores da Política de Humanização

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/03/2015 20h27

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou na quarta-feira (18), na Escola de Governança do Pará (EGPA), o curso de formação de multiplicadores e apoiadores institucionais da Política Nacional de Humanização, direcionado aos profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Referências Especializadas em Saúde (Ures) da rede estadual. O evento, que prossegue nos dias 20, 25 e 26 deste mês, é destinado aos gestores, trabalhadores e usuários destas Unidades e Centros de Atendimentos Psicossociais (Caps) localizados na Região Metropolitana de Belém.

A iniciativa faz parte do processo de trabalho do Colegiado de Humanização das Ures, organizado em parceria com a Coordenação de Educação e Saúde da Sespa e o 1º Centro Regional de Saúde. “Este é um passo importante na implementação da Política Nacional de Humanização na região. Com isso, fortalecemos o trabalho e as redes de cuidado, englobando os diferentes níveis e dimensões da atenção e da gestão do SUS”, destacou o coordenador estadual de Humanização, Luiz Guilherme.

A capacitação visa melhorar o atendimento nas unidades, além de beneficiar a população que utiliza os serviços de saúde pública e tem seu primeiro contato com os profissionais, que estarão mais bem preparados e em constante aprimoramento.

Com carga horária de 30 horas, o curso abordará temas relacionados aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), cogestão e saúde do trabalhador, acolhimento e processo coletivo, entre outros. “O intuito é dar condições para que esses servidores se atualizem e levem para a prática tudo que aprenderem durante a capacitação”, ressaltou o coordenador.

O psicólogo Antonio Ubirajara, da Unidade de Acolhimento Temporário (UAT), que presta atendimento a paciente soropositivo/HIV, ressaltou a importância da capacitação para o aprimoramento dos serviços ofertados pela unidade. “É fundamental que o profissional esteja preparado para atender os usuários de maneira humanizada. A partir das capacitações é que vamos entender o que é humanizar, acolher e a função do trabalhador quanto servidor público”, disse ele.