Congresso Técnico abre 17º Surf da Pororoca
O 17º Surf da Pororoca começou oficialmente na noite desta quinta-feira (19), no município de São Domingos do Capim, com o Congresso Técnico, para esclarecer aos atletas as regras e esquemas de segurança para a Quebra de Recorde Mundial, que deve ser estabelecido neste final de semana.
Para a diretora de Eventos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Ana Júlia Chermont, mais uma edição do evento reforça a marca da cidade como capital da pororoca. “O Surf na pororoca foi o primeiro evento realizado pela secretaria, em 1997. Estamos muito felizes em chegarmos à décima sétima edição, com cada vez mais estrutura e tecnologia”, comenta.
A Quebra de Recorde Mundial vai contar com a participação de diversos campeões, mundiais, nacionais e regionais. Surfistas da França, Suíça e do Peru vão participar da tentativa.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Asbrapo), Noélio Sobrinho, a chuva deve favorecer o fenômeno. “Eu estou muito confiante que essa chuva vai é nos ajudar, vai ser lindo. Hoje é uma febre, os surfistas do mundo querem surfar aqui. Vamos estabelecer o recorde mundial e, se ninguém bater ele, vamos entrar para o Guinnes Book, que deve sair no final do ano que vem”.
Agentes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Marinha e da Secretaria de Estado de Saúde dão apoio nas ações na cidade e no Mirante do Barriga, onde os atletas surfam a pororoca.
Na noite de sábado, o surf noturno será realizado com programação cultural, shows e apresentação de vídeos de surfistas. A Prefeitura Municipal de São Domingos do Capim realiza, paralelamente, o 14º Festival da Pororoca, com torneios de futebol e vôlei de areia feminino e masculino durante o dia e apresentações musicais todas as noites na Arena Pororoca, na orla da cidade.