Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Biblioteca Arthur Vianna faz aniversário com semana de programação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/03/2015 13h47

Neste mês, a Biblioteca Pública Arthur Vianna comemora 144 anos e a Fundação Cultural do Pará (FCP) agendou uma semana de comemorações. De 23 a 28 de março, os frequentadores terão uma programação variada e gratuita em todos os espaços que fazem parte da instituição, incluindo o Cine Líbero Luxardo e o Teatro Waldemar Henrique.

Para alguns frequentadores assíduos do espaço, ler é uma paixão que começou na infância. Este é o caso de Victor Almeida, hoje estudante de Letras e que começou a ler em casa no município de Breve e, aos 16 anos se mudou para Belém e conheceu a Biblioteca Pública Arthur Vianna. “Eu ia para estudar, para passar no vestibular. Tinha acabado de me mudar para cá, meu amigo me levou lá e eu adorei. A gente foi a primeira vez e começamos a ir toda quinta e sexta”, comenta.

Quem frequenta o espaço diz que é uma ótima escolha para garantir concentração. “Eu moro em Benevides e estudo aqui em Belém. Então para eu conseguir estudar, me concentrar, venho para cá. Em casa eu acabo perdendo o foco. Aqui o ambiente ajuda, o espaço, as cadeiras, o clima e até as pessoas que trabalham aqui, tudo colabora para eu ficar estudando. Chego umas 15h e fico até fechar”, afirma o estudante Alan Wilkens.

Livros, jornais, gibis, revistas, discos. Tudo para uma boa pesquisa ou para o próprio lazer. São cerca de 795 mil itens. Uma infinidade de informações e conhecimento. “Por mês passam por aqui aproximadamente 12 mil pessoas. Temos um acervo que nos faz referência na região Norte. E é da maior importância ter a leitura como um braço forte da educação, ela fortalece o processo de conhecimento. E é isso que estamos fazendo aqui", acredita a diretora de Leitura e Informação da Biblioteca Arthur Vianna, Gisele Arouk.

A Biblioteca Pública Arthur Vianna está entre as maiores bibliotecas do país, com 13 setores que garantem acesso a empréstimo de livros, à internet e ao uso de áreas voltadas especialmente para as crianças. A instituição disponibiliza uma média de 795 mil volumes, entre livros, jornais, discos e outros. Porém, o acervo é variável, já que periodicamente são recebidas muitas doações e realizadas aquisições novas pela própria instituição.

História

A Biblioteca Pública Arthur Vianna foi fundada graças aos esforços do Sr. Joaquim Pires Machado Portella, presidente da província, que escreveu cartas para a capital e o interior da província solicitando livros ou quantias para comprá-los. Ela foi inaugurada no dia 25 de março de 1871, instalada em “um grande salão e compartimentos contíguos ao pavimento térreo do edifício do Lyceu paraense”, de acordo com um documento da época. O acervo era de mais de 1914 volumes e 55 folhetos.

No governo de Lauro Sodré, em 1895, foi adquirido o prédio onde funcionou o Banco Comercial do Pará, para nele se instalar a Biblioteca Pública, que hoje é o Arquivo Público do Pará. Em 1894, ele foi oficialmente incorporado à Biblioteca, que pelo seu crescimento e pela inadequação de espaço, foram desvinculadas em 1986. Foi então que a Biblioteca Pública Arthur Vianna foi transferida para a Fundação Cultural do Pará, onde funciona até hoje.