Hemopa recebe apoio do Projeto Vida por Vidas na doação de sangue
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia de Pará (Hemopa), em parceria com os jovens integrantes do Projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do 7º Dia, realizará neste sábado (21), campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, na sede do hemocentro e na Rodovia Mário Covas, 398 (esquina com a entrada do Jiboia Branca), no Coqueiro, em Ananindeua, de 7h30 às 17h e de 8h às 15h, respectivamente. As ações fazem parte das comemorações pelo Dia Global do Jovem Adventista e têm como meta coletar 170 bolsas de hemocomponentes.
Lilian Bouth, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, explica que a congregação religiosa é uma antiga incentivadora e multiplicadora da doação voluntária de sangue. “É muito bom contar com o duradouro apoio da igreja. Sempre que possível, eles estão presentes nas nossas campanhas estratégicas e nós também nos inserimos no calendário de atividades deles, como agora”, ressalta.
De acordo com Dilma Soares, coordenadora geral do projeto no Pará e Amapá, o Vida por Vidas reúne mais de 7 mil jovens voluntários entre 16 e 35 anos e objetiva conseguir 3 mil doações de sangue em 2015. “Além de envolvermos os jovens membros da igreja, nossa intenção também é levar o tema da doação de sangue e cadastro de medula óssea para toda a comunidade, como vai acontecer no Coqueiro”, afirma a coordenadora, ela própria uma doadora de sangue, medula e órgãos. “É um gesto de fundamental importância. Como cristãos devemos dar esse exemplo de amor ao próximo”.
Paralelo à atividade em Ananindeua, as igrejas adventistas de nove bairros de Belém programaram uma ação global, com ofertas de vários serviços à comunidade, na Praça Batista Campos, como conta Breno Damasceno, coordenador do evento. “400 pessoas irão trabalhar para oferecermos consultas médicas, jurídicas, atendimento psicológico e espiritual, aferição de pressão arterial e glicemia. Também já sensibilizamos mais de 70 voluntários que serão encaminhados ao Hemopa para realizarem a doação de sangue e o cadastro de medula óssea. Esperamos contribuir com a causa”, informa.
Criado em 2005, o projeto Vida por Vidas já foi alvo de premiação, em 2006, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a adesão de mais de 300 mil voluntários no planeta.
Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.
Para fazer o cadastro de doação de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e apresentar documento de identidade original e com foto.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.