Cheque Moradia beneficia ex-ocupantes do Residencial Liberdade
Cinquenta pessoas, incluindo as remanejadas em dezembro de 2013 do Residencial Liberdade, localizado no bairro do Guamá, em Belém, devido à ocupação irregular, receberam nesta sexta-feira (20) o benefício do Cheque Moradia, que as ajudará na construção da casa própria. A entrega ocorreu na seda da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), como parte das comemorações pelos 50 anos de criação do órgão responsável pela política habitacional no Estado.
Entre as beneficiadas está Patrícia do Socorro Melo, 34 anos, que havia ocupado um dos apartamentos no Residencial Liberdade, quando ainda estava em obras, e depois precisou deixar o imóvel. Patrícia já conseguiu um terreno na Rodovia Mário Covas, onde construiu uma casa de madeira para morar com mais cinco pessoas. "Com essa ajuda vamos poder dar maior conforto para a nossa família. Esse benefício é uma grande ajuda, porque não teríamos como construir uma casa de alvenaria", declarou.
A entrega de hoje foi a primeira de seis que estão programadas para ocorrer até o dia 30 de março, beneficiando 470 famílias, entre as quais os diversos públicos prioritários do programa habitacional, como idosos, pessoas com deficiência e famílias carentes.
Cipriana Barbosa da Luz também recebeu o Cheque Moradia e, por ser idosa e deficiente visual, estava acompanhada da filha Maria de Nazaré Barbosa da Luz, que vai residir com ela na nova moradia, construída com os recursos do Cheque Moradia. As duas moram atualmente em uma casa alugada, já que a antiga residência de Cipriana não apresentava condições de ser habitada. "Vai ser bom pra gente, porque essa é a vontade dela, de voltar pro lugar onde morava antes. Com o Cheque Moradia já melhora tudo", disse Maria de Nazaré.
A equipe técnica da Cohab prestou todos os esclarecimentos aos beneficiários sobre a melhor utilização do Cheque e os procedimentos necessários para receber a segunda etapa do benefício. A próxima entrega está marcada para o próximo dia 25, beneficiando mais 60 famílias.