Governo do Estado avança na gestão ambiental na APA Triunfo do Xingu
Representantes do Ideflor-bio, com apoio da Comissão Municipal para o Fim do Desmatamento Ilegal de São Félix do Xingu, realizaram na última quinta-feira, 19, a primeira reunião extraordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (ATX), uma das 21 Unidades de Conservação (UC) Estaduais. O objetivo principal do encontro foi a retomada dos trabalhos relativos à elaboração do Plano de Gestão da UC, elemento fundamental ao ordenamento das atividades humanas no interior da APA e à conservação do patrimônio Ambiental ali existente.
O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio (DGMUC), Wendell Andrade, destacou a importância da articulação entre as instituições nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira e a necessidade de atuação de forma integrada no território, visando benefícios que vão desde a regularização ambiental dos recursos rurais até a retirada de São Félix do Xingu da lista de embargo dos municípios que mais desmatam, segundo o Ministério do Meio Ambiente. “A permanência ou não de São Félix do Xingu nessa lista depende justamente do sucesso da gestão da Área de Proteção, por conta dos índices de desmatamento naquela Unidade de Conservação”, destacou o diretor.
Um dos pontos principais da reunião foi a elaboração de um cronograma de ações para 2015, buscando a reativação do Conselho Gestor da ATX e, com isso, maior envolvimento social na elaboração e implementação do Plano de Gestão da Unidade de Conservação. Na ocasião, o Ideflor-Bio anunciou a nova gerente das UCs APA Triunfo do Xingu e Floresta Estadual (Flota) do Iriri, Socorro Almeida. Ela reforçou o compromisso do Instituto em aproximar o trabalho técnico e a realidade vivida pelas populações do interior da ATX. “Nós estamos aqui para ouvi-los e esse será o diferencial de nosso trabalho”, frisou.
A reunião envolveu cerca de 22 instituições, entre organismos do Estado e de municípios da região, organizações do terceiro setor e associações de pequenos produtores rurais de diferentes localidades inseridas na ATX. Os comunitários presentes reivindicaram a uma presença mais efetiva do Estado na região, mas ao final agradeceram pela disposição do governo em atender as demandas locais. “Nós entendemos que a reunião de hoje marca o início de um novo tempo para o povo da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, e nós, pequenos produtores, vamos ajudar no que for possível para que as coisas avancem”, disse Abdiel Queiroz, pequeno produtor e representante de uma das associações na ATX.
O próximo passo é a realização de uma Conferência Municipal, marcada para o dia 30 de abril. A reunião contou com especial apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de São Félix do Xingu (SEMMAS/SFX), a ONG The Nature Conservacy (TNC) e o escritório regional do Ideflor-Bio Carajás.