Polícia recaptura foragidos do CRPP III
A Polícia Militar recapturou, na noite e madrugada desta segunda-feira, 23, três foragidos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPPIII), em Santa Isabel. Eles estavam entre os detentos que escaparam no domingo, após uma ousada ação armada que deixou cinco agentes prisionais feridos.
Os três criminosos foram presos nas proximidades da rodovia BR-316, em Santa Isabel do Pará. Cúmplice da fuga, o motorista de um dos dois carros utilizados para escapar da Penitenciária também foi preso e identificado. Ele é irmão de um detento ainda foragido. Os nomes não serão divulgados, por enquanto, segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), para não atrapalhar as investigações.
A Polícia Civil investiga a participação de esposas dos prisioneiros no plano de fuga. A mulher de um dos detentos é acusada de ter entrado com algumas das armas usadas pelos presos para render funcionários e escapar. Ela será autuada e levada para o Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua.
A Polícia Militar continua as buscas pelos 17 foragidos restantes. A Corregedoria Geral da Susipe apura o fato no âmbito administrativo, para saber se houve conivência de agentes prisionais. Os presos conseguiram escapar depois que seis deles, portando armas de fogo, saíram do ambiente de visita íntima, renderam os agentes da área externa e os fizeram de escudo até chegar ao portão.
Ao serem identificados por homens do Batalhão de Polícia Penitenciária, houve troca de tiros. Os internos conseguiram fugir pulando o portão. Na confusão, além dos seis líderes, outros 14 detentos fugiram. Dois carros esperavam pelos prisioneiros no entorno da penitenciária, indicando que a operação de fuga fora planejada com antecedência. Os veículos foram encontrados horas depois, abandonados em uma vicinal próxima ao presídio.
Dentre os agentes feridos está um servidor que foi atingindo por um tiro de raspão na orelha. Todos receberam o pronto atendimento no local pela equipe de enfermeiros e assistentes sociais da Susipe. Após o atendimento, todos os feridos foram encaminhados para a unidade de saúde mais próxima. Quem tiver informações sobre os foragidos pode denunciar através do Disque Denúncia 181 e também pelo whatsapp da Susipe no número 98814-1218.