Uso racional da água é tema de exposição
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) inaugurou na sexta-feira, 20, a exposição "Água - Aprenda a usar, não deixe faltar" para comemorar o Dia Internacional da Água, 22 de março. A exposição traz, em cinco totens, dicas para se economizar água, além de explicar o processo de tratamento até que chegue às torneiras. A mostra ficará aberta até o dia 26 de março, no horário do shopping, com a presença dos técnicos sociais da Cosanpa, que repassam informações e distribuem folder informativo.
Esta é a terceira exposição que a Cosanpa realiza em parceria com o Parque Shopping. "A gente aproveita o público do shopping para que as pessoas conheçam o trabalho que a Cosanpa faz para oferecer água e por isso a gente incentiva a conscientização do uso dela", diz Lene Oliveira, assessora de Programas Sociais da Cosanpa.
Este ano, a exposição criou dois personagens infantis, que de uma forma lúdica e com uma linguagem popular dão conselhos importantes de como proceder dentro de casa para evitar o desperdício de água. "A gente trabalha o ano todo com as crianças e os jovens, através do teatro de fantoches e visitações na Estação de Tratamento de Água do Bolonha. E nessa exposição optamos pelos desenhos com os personagens 'Maria' e 'Caio' se expressando de uma forma carinhosa, que atrai e educa", disse a assessora da Cosanpa.
A dona de casa Elaine Glória levou a família, marido e dois filhos para ver a exposição. Segundo ela, economizar água é uma questão de educação. "Eu pelo menos faço de tudo, ensino os meus filhos a escovar os dentes com a torneira fechada e fazer a mesma coisa na hora de passar shampoo no banho", esclareceu a dona de casa.