Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVULGAÇÃO

Municípios aumentam participação na Feira Internacional de Turismo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/09/2017 00h00

A VIII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que encerrou neste domingo, 25, em Belém, teve um saldo positivo na participação dos destinos paraenses distribuídos nos estandes dos seis polos turísticos do Estado. Nesta edição, a organização da feira deu visibilidade a mais de 40 municípios, a maior parte deles, estreantes em uma feira internacional de turismo.

"Foi bom ver o público circular pelo Hangar nos quatro dias do evento e conhecer, além dos tradicionais destinos turísticos paraenses, municípios como Magalhães Barata, que levou para a Fita uma rota alternativa aos interessados em passear pela Ilha de Algodoal, em Marapanim, no polo Amazônia Atlântica", afirma Jair Costa, do Departamento de Cultura e Turismo de Magalhães Barata.

“Como fazemos limite com Maracanã e Marapanim, temos a opção de fazer travessias para praias que pertencem ao município de Maracanã, como as de Algodoal e de Fortalezinha. É uma rota alternativa segura e viável economicamente, já que não depende de maré para fazer a travessia, podendo ser feita a qualquer hora do dia”, completou.

Para quem deseja explorar Magalhães Barata, Jair Costa informa que há boas opções de hospedagem e a garantia de desfrutar de uma cidade pacata e com infraestrutura de lazer para aproveitar o dia, como os balneários da Vila Santo Antônio, Arraial, Cafezal e Nazaré do Refúgio, que oferecem igarapés com águas geladas e transparentes, além de bares e restaurantes com comidas e iguarias regionais.

“Observamos que os visitantes que nos procuram para conhecer nossa cidade querem tranquilidade e qualidade de vida. É justamente isso o que Magalhães Barata tem para oferecer”, comentou.

Polo Xingu

O município de Vitória do Xingu também apresentou suas potencialidades no ecoturismo, na pesca esportiva e no turismo de barragem, levando para a VIII Fita chocolates orgânicos produzidos na região, geleias e compotas para degustação, além de vídeos e panfletos informativos produzidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat) e brindes confeccionados por cooperativas locais.

A gestão municipal disse apostar no turismo para permanecer sustentável após a construção de 93% da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, investindo em infraestrutura, apoio à produção local e valorização dos produtos originários da bacia hidrográfica do Xingu. “Com o cacau como grande protagonista, Vitória do Xingu e toda a região investem juntamente com o Governo do Estado, por meio da Setur, em uma rota turística e gastronômica do cacau”, disse o titular da Semat, Darli Silva Costa.

Marajó e Araguaia Tocantins

O destino Soure foi representado pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e empresários que vendem os atrativos do Marajó, além de expositores dos produtos da região, destacando as belezas naturais, a cultura, o artesanato, a culinária e todas as potencialidades turísticas do pólo marajoara. Para o prefeito Guto Gouvêa, a participação de Soure no evento “foi mais uma oportunidade de reforçar o que a cidade tem para oferecer, além de fechar negócios que fomentem a economia do município”.

Com estande próprio, o destino Parauapebas, no Polo Araguaia Tocantins, participou pela primeira vez como expositor de uma feira distante do município, levando uma equipe formada por representantes do Departamento de Turismo de Parauapebas, guias da Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás, artesãs da Cooperativa Mulheres de Barro e um representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Parauapebas optou em levar seus atrativos naturais e culturais, com exposição de peças de artesanato produzidas pelas artesãs da ‘Mulheres de Barro’, uma cartilha com 32 páginas que destaca os atrativos de Parauapebas e a exibição de um vídeo promocional sobre os 12 atrativos naturais que o município possui dentro da Floresta Nacional dos Carajás”, disse Marcos Santos, coordenador municipal de Turismo de Parauapebas.

Também participaram com estande próprio os destinos: Redenção (Polo Araguaia Tocantins), São Caetano de Odivelas (Polo Amazônia Atlântica), Belterra e Santarém (Polo Tapajós) e Belém. Distribuídos nos estandes por região estavam Augusto Corrêa, Bragança, Castanhal, Curuçá, Irituia, Salinópolis, Capanema, São Miguel do Guamá e Tracuateua (Amazônia Atlântica); Barcarena, Marabá e Tucuruí (Polo Araguaia Tocantins); Altamira, Senador José Porfírio e Medicilândia (Xingu), Jacareacanga (Tapajós) e Breves e Cachoeira do Arari (Marajó).