Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Sinfônica do TP homenageia o maestro Waldemar Henrique em concerto

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2015 12h07

Para reverenciar o maestro Waldemar Henrique, que completa no dia 29 de março duas décadas de morto, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz preparou uma apresentação especial intitulada “Waldemar 20 anos - A Eterna Presença”. O concerto, que será realizado nesta quinta-feira, 26, a partir das 20h, no Theatro da Paz, terá a regência do maestro Agostinho Fonseca Jr. e a participação dos solistas Tiago Costa (tenor), Idaías Souto Júnior (barítono), Luciana Tavares (soprano), Ana Maria Adade (piano) e Tynnoko Costa (piano). A entrada é franca.

O programa do concerto foi especialmente concebido de forma a conduzir o público em um passeio musical pela obra do maestro. Entre as composições que serão executadas estão “Canção Nômade”, “Trem de Alagoas”, “Minha Terra”, “Cobra Grande” e “Matinta Pereira”. O maestro Agostinho Fonseca dá detalhes sobre o concerto. “Ele será dividido em duas partes: a primeira para piano e a segunda para orquestra. O programa abrirá espaço para composições como a de Tynoko Costa e Luiz Pardal, em cima das músicas de Waldemar Henrique”, explica o maestro.

O solista Tynnoco Costa fala em nome dos demais integrantes da Orquestra sobre a honra em apresentar um concerto especial para Waldemar. “É sobretudo um prazer homenagear esse grande músico paraense. Foi inspirado no trabalho do maestro que compus 'Tajá-Panema' e vai ser uma responsabilidade imensa apresentá-la neste concerto”, diz o pianista e compositor.

Considerado um dos maiores nomes da música paraense, o maestro Waldemar Henrique da Costa Pereira nasceu em Belém, no dia 15 de fevereiro de 1905. Pianista e compositor, estudou piano no Conservatório Carlos Gomes e, posteriormente, no Rio de Janeiro, cursou composição e regência. Com essa formação passou a utilizar temas amazônicos nas suas composições e se apresentou pelo Brasil e outros países, como Portugal e Espanha. Dirigiu o Theatro da Paz, o Departamento de Cultura do Rio de Janeiro e, em 1981, foi eleito para a Academia Brasileira de Música. Compôs mais de 120 canções, entre as famosas "Boi-Bumbá", "Curupira", "Matinta Pereira", “Tamba-Tajá” e o “Uirapuru”. Morreu no dia 29 de março de 1995.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz em homenagem aos 20 anos da morte do maestro Waldemar Hernique. Local: Theatro da Paz. End: Av. da Paz, s/n – Campina. Informações: (91) 4009-8758 / 8159. Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, no dia do evento.