Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA SANTA

Feiras ofertarão mais de 120 toneladas de pescado à população da Região Metropolitana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/03/2015 12h07

Cerca de 120 toneladas de pescado serão colocadas à venda em dez pontos da Região Metropolitana de Belém nos dias 1 e 2 de abril, como parte da estratégia do governo do Estado para garantir o abastecimento durante a Semana Santa nos principais mercados consumidores. A organização dos espaços está sendo feita pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que também está ajudando a promover as Feiras do Pescado em mais 50 municípios do interior. A meta é aumentar a oferta em 300 toneladas em todo o Estado.

Na capital e municípios da Região Metropolitana as Feiras do Pescado funcionarão no horário das 8 às 16 horas. Na Feira do Pescado do Entroncamento, a ser montada no Parque de Exposições da Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), junto com a feira tradicional, também vai funcionar a Feira do Peixe Vivo, onde serão vendidos tambaquis produzidos por piscicultores do município de Bonito.

Tambaquis de cultivo, mas já abatidos, também poderão ser comprados pelos consumidores nas Feiras do Pescado que vão funcionar no Centur e na UFPA. A estimativa da Sedap é que entre 10 e 15 toneladas de peixes de cultivo vindos da piscicultura local sejam postos à venda em Belém.

Nas Feiras do Pescado do Centur e Entroncamento, em Belém, e do Ginásio João Paulo II, o Abacatão, em Ananindeua, também serão vendidos caranguejos trazidos das Reservas Extrativistas (Resex) de São João da Ponta, Tracuateua e Arai-Peroba, esta última localizada no município de Augusto Correa.

O transporte dos caranguejos, em basquetas especiais forradas com esponjas umedecidas para reduzir as perdas durante o deslocamento, será feito pela própria Sedap, como forma de assegurar a participação dos extrativistas na Feira do Pescado e colaborar para a geração de renda das comunidades. A meta é oferecer perto de duas mil unidades de caranguejo por Resex, mas tudo vai depender das condições climáticas dos próximos dias, uma vez que o cenário atual não está favorável ao trabalho dos extratores.  

Confira os pontos onde vão funcionar as Feiras do Pescado na Região Metropolitana:

Belém
Centur – Av. Gentil Bittencourt, 650
UEPA – Tv. Perebebuí, 2623
Santuário de Fátima – Rua Antônio Barreto, 2157
Aldeia Amazônica – Av. Pedro Miranda, s/n
Entroncamento - Parque de Exposições da ARPP, na Av. Almirante Barroso
Paróquia São Domingos Gusmão – Av. Celso Malcher, 733
UFPA – 2º Portão - Av. Perimetral

Ananindeua
Ginásio Abacatão – Av. Dom Vicente Zico, s/n
Praça Matriz – BR-316, km 9

Marituba
Emater – BR-316, km 12

<