Hemopa enfrenta queda no comparecimento de doadores
O intenso período de chuvas do inverno amazônico é um dos principais fatores para a queda no número de comparecimentos de doadores às unidades de captação do Hemocentro do Pará. Na última terça-feira, 24, a sede do Hemopa, em Batista Campos, e a Estação de Coleta Hemopa Castanheira registraram, juntas, 213 comparecimentos voluntários e a coleta de 156 bolsas de hemocomponentes. A média é considerada baixa. De acordo com a titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, Juciara Farias, o movimento ideal para as duas unidades de coleta de sangue da fundação na capital seria de 340 comparecimentos/dia.
“O Hemopa faz um apelo a toda a sociedade no sentido de colaborar com a doação voluntária de sangue. Essa é uma responsabilidade compartilhada, que contribui decisivamente para a melhoria da saúde pública”, ressalta, informando que a fundação atende pacientes de 218 hospitais públicos e privados no Estado.
Doadora voluntária há mais de dois anos, Márcia Cristina Santos da Costa, 32, não se deixou deter pela chuva e fez sua parte. Doou sangue para ajudar uma amiga que passará por cirurgia. “A primeira vez que doei, vim estimulada por amigos. Venci os medos e vi que não era nada do que imaginava. Foi muito tranqüilo. A importância está em ajudar o próximo. Se cada um criasse consciência disso, não passaríamos por problemas”, pondera a jovem analista de sistemas, portadora de tipo sanguíneo O Positivo.
Ações estratégicas são implementadas diariamente pela Gecad. É nesse contexto que se insere a parceria com o Circo Moscow, que realizará nesta quinta-feira, 26, uma campanha de incentivo à doação voluntária de sangue, a partir de 9h, no estacionamento da sede do hemocentro. O circo fará apresentações especiais de palhaços, contorcionistas, laços, chicotes, percha e malabares. E ainda presenteará os voluntários que doarem sangue neste dia com um par de ingressos cortesia para uma sessão em qualquer data e horário. Os doadores que comparecem à Estação de Coleta Hemopa Castanheira também receberão ingresso.
“Queremos que a campanha seja um grande sucesso, repetindo o êxito que tivemos em Fortaleza (CE), quando demos 600 ingressos aos doadores. Essa é uma ação de responsabilidade social que já realizamos em muitos lugares, dentro e fora do Brasil”, diz Edilson Ribeiro, gerente do Circo Moscow.
Quem pode doar sangue: Candidatos com boa saúde, peso acima de 50 kg e na faixa etária de 16 anos completos a 69 anos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três meses. É fundamental estar bem alimentado.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, na passarela que dá acesso ao Castanheira Shopping Center, no KM 01 da Rodovia BR-316, funcionando das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 17h, aos sábados. Mais informações Alô Hemopa: 0800 280 8118.