Escolas priorizam educação pactuada para formação de alunos
As 21 escolas públicas estaduais da Unidade Seduc na Escola (USE 2), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vão intensificar, em 2015, ações integradas reunindo gestores, professores, estudantes e pais de alunos, como estratégia para aperfeiçoar a formação de crianças, jovens e adultos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esse posicionamento foi definido e referendado por gestores e outros profissionais de Educaão da USE 2 durante a Semana Pedagógica, em andamento na Escola Tecnológica Anísio Teixeira.
A Semana, iniciada na terça-feira (24) e que terminará nesta quinta-feira (26), serve para a discussão sobre o Plano de Ação da USE 02, em sintonia com o Pacto pela Educação do Pará, de um conjunto de ações voltadas para elevar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) paraense em 30% até 2017.
São reprogramados projetos pedagógicos das escolas, adotadas novas metodologias de ensino, aprimorada a gestão escolar a partir de sugestões de professores, servidores e comunidade dos bairros. “O principal objetivo da Semana Pedagógica é apresentar o plano de ação da USE 02, em 2015, assim como trabalhar os projetos político-pedagógicos das escolas, juntamente com o Projeto Pacto Pela Educação”, declarou o gestor da USE 02, Sérgio Ronaldo.
A reunião conta com a participação de diretores, coordenadores do Conselho Escolar e técnicos das 21 escolas da USE 02. Segundo a professora Marlúcia de Sousa, diretora da Escola Estadual Acy de Barros, “Os temas que estamos recebendo aqui vamos levar para a escola, pois essa é uma contribuição muito grande”.
Para o palestrante da Semana Pedagógica da USE 2, professor Francisco Anjos, que abordou o tema “Revisitando o Plano Pedagógico da Escola”, os desafios da educação precisam ser assumidos, garantindo o atendimento à diversidade, ampliando as possibilidades de atuação dos profissionais da área no cotidiano da escola e buscando a formação centrada da instituição. “As escolas devem olhar para seus projetos pedagógicos e a partir daí redefinir ações, proposições, projetos que atendam esses desafios que os nossos alunos enfrentam de as séries iniciais até o ensino médio”, finalizou.