Teresa Salgueiro, ex-Madredeus, faz única apresentação em Belém
A cantora e compositora Teresa Salgueiro, um dos grandes nomes da música portuguesa contemporânea, faz única apresentação no próximo domingo, dia 29, às 19h, no Theatro da Paz, em Belém. Conhecida pelo timbre e alcance de voz, a artista ganhou o mundo ao lado do grupo português Madredeus. Mas logo se consagrou em carreira solo e agora encanta o público com seu mais recente trabalho, “A Fortaleza”.
A soprano volta à capital paraense, onde esteve em 2013, em uma apresentação singular. “A sensação de voltar a Belém é muito boa, é uma terra que me encanta, já me emocionei muito ao dividir o palco com a Fafá de Belém e Wagner Tiso, cantando Waldemar Henrique, sem falar que o Theatro da Paz é um local maravilhoso”, resumiu ela, por telefone, um pouco antes dos ensaios para se apresentar no Theatro Castro Alves, em Salvador.
Desta vez, a cantora explica que o show é um convite ao público para ir ao encontro de um horizonte onde se espelha a profundidade da experiência humana. “A Fortaleza é um show que se originou de ‘O Mistério’, mas fiz alguns arranjos inspirados na cultura portuguesa. E minha banda e eu já estamos pensando em um segundo trabalho autoral, ‘O Horizonte’, que pretendemos lançar ainda este ano, sendo que a apresentação de ‘A Fortaleza’ já é o início do novo trabalho”, detalhou.
A apresentação, que já tomou conta dos palcos europeus, será um pouco mais breve em Belém e a Salvador. “O Instituto Cultural Lusófono fez o convite aos teatros Castro Alves e Da Paz e eles mostraram interesse, pois, é uma nova fase do trabalho, autoral e espero que as pessoas se emocionem e que saiam do teatro gostando do meu show”, diz.
Ao falar da relação com a música brasileira, que pode ser claramente observada no site oficial da cantora, onde há referências à cantora Elis Regina, Teresa relembra alguns trabalhos. “Gravei um disco com músicos paulistas, canções de grandes nomes da música brasileira dos anos 30 aos 60, como Pixinguinha, Ary Barroso e Chico Buarque. A minha relação com a música brasileira é bem forte, não só minha, mas dos portugueses. Há muitos compositores e intérpretes que nos comovem com a alegria de sua música, é sempre uma grande inspiração”, revela.
Em “Fortaleza”, Salgueiro se apresenta na voz e no piano junto a um quarteto de músicos, que são: Marlon Valente (acordeon), Óscar Torres (contrabaixo), Graciano Caldeira (guitarras) e Rui Lobato (bateria, percussão e guitarra). Entre as músicas previstas para a apresentação estão, entre outras, “O Mistério”, “A Fortaleza”, “A estrada” e “Lisboa”.
O evento em Belém é uma realização do Instituto Cultural Lusófono, da Academia Paraense de Música e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio do Vice-Consulado de Portugal e Hotel Sagres.
Carreira - Como artista independente, entre diferentes projetos, Teresa Salgueiro gravou, como voz solista, o disco orquestral Silence Night and Dreams, do compositor polonês Zbigniew Preisner. Assinou ainda “Matriz”, um trabalho de pesquisa de canções de diferentes épocas e regiões de Portugal. O projeto seguinte, “Voltarei à minha terra”, teve como tema a música portuguesa do século 20.
Em 2005, em paralelo à atividade do grupo Madredeus, editou o álbum “Obrigado”, em que reúne muitas das suas participações ao longo de vários anos com artistas como Caetano Veloso, José Carreras, Angelo Branduardi, Aldo Brizzi e Zeca Balero.
Em 2007, Teresa gravou dois álbuns (“Você e Eu” e “La Serena”) em que explorou universos musicais diversos. Com estes concertos subiu ao palco em várias cidades da Europa, Israel, Angola, Venezuela, Brasil e México.
Entre 2008 e 2012 manteve uma série ininterrupta de apresentações com repertório que retratava as diferentes épocas, tradições, regiões e costumes Portugueses. Em 2012 vê chegar seu álbum de música original. Pela primeira vez, entregou-se à composição das músicas e à escrita das letras de todos os temas. “O Mistério” teve edição na Europa e também no México e foi apresentado ao vivo virtualmente em todos os cantos do mundo, desde Macau (China) ao México, da Suécia ao Brasil.
Mais uma vez em terras brasileiras, apresentando um novo trabalho, a cantora mostra expectativa junto ao público. “Eu adoro a América Latina pela sua forte proximidade com a música e o Brasil se torna especial pela língua em comum com Portugal, o público brasileiro é muito caloroso, me sinto muito bem recebida aqui”, resume Teresa.
Serviço: Show “A Fortaleza”, da cantora portuguesa Teresa Salgueiro. Dia 29 (domingo), às 19h, no Theatro da Paz. Informações: (91) 4009-8758 / 8759. Ingressos na bilheteria do Theatro.