Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Ministro do Trabalho visita o Pará e elogia Estado pela geração de emprego

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/03/2015 19h20

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve em Belém nesta quinta-feira, 26, para cumprir agenda do governo federal no Pará. Ele foi recebido no Palácio dos Despachos pelo governador Simão Jatene e por uma comitiva formada pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda; Heitor Pinheiro, secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, pelo deputado estadual Miro Sanova e pelo prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro.

“A visita ao Pará foi bem produtiva. Assinamos uma ordem de serviço para a recuperação da nossa Superintendência, para a inauguração da agência de atendimento aos trabalhadores, lançamento do agendamento eletrônico e da carteira digital online, além da visita ao governador Simão Jatene. O Governo do Pará é um parceiro importante e essas parcerias são indispensáveis para que tenhamos o resultado que perseguimos”, disse o ministro.

O governador Simão Jatene aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da qualificação da mão de obra paraense. “A nossa conversa teve dois desdobramentos. O primeiro deles diz respeito à questão da qualificação profissional. O Pará cada vez mais se consolida como um Estado que atrai investimentos de grande porte e, como tal, precisa ter uma atenção e um cuidado muito especial com a questão da qualificação profissional, para que se possa fomentar a geração de emprego e renda. Contudo, antes de qualquer coisa é preciso que se assegure uma remuneração melhor ao trabalhador, o que depende de termos uma mão de obra que atenda às necessidades do mercado”, argumentou ochefe do Executivo Estadual.

O segundo tema pontuado pelo governador no encontro foi com relação à criação de programas que venham beneficiar os trabalhadores de maneira mais permanente, prevendo justamente os ciclos de atração desses grandes projetos. "Essa é uma preocupação particular nossa. É comum que em determinados períodos tenhamos uma grande captação de mão de obra por conta de grandes empreendimentos que se instalam em território paraense. Muitas dessas pessoas vem de outros estados atraídas pela possibilidade de emprego. Mas ao término desses projetos grande parte dessa mão de obra é dispensada e fica sem perspectiva. Então já estamos discutindo com a Seaster e agora levamos essa preocupação ao ministro no sentido de unir esforços para solucionar problemas desse tipo”, detalhou Jatene.

O ministro também falou sobre a qualificação profissional e a importância do Pará, já que o Estado foi o que obteve maior saldo positivo de empregos no ano de 2014. “Nosso desafio maior é a qualificação profissional e queremos firmar com os Estados e municípios parcerias que possam fortalecer e ampliar as políticas de capacitação. No Pará especialmente, por ser um Estado que cresce muito e onde se tem a perspectiva de instalação de plantas industriais de grande porte”, antecipou o ministro.

“O Pará tem uma posição de destaque em nível nacional no que se refere tanto à questão de captação como da geração de postos de trabalho. Acredito que isso se deve a um cenário extremamente positivo que vem sendo construído ao longo dos últimos anos e que tem tudo para se consolidar daqui pra frente. Isso com certeza nos diferencia no cenário nacional”, argumentou o titular da Seaster, Heitor Pinheiro.