Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIPLOMACIA

Governador Simão Jatene recebe visita do embaixador da Palestina

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/03/2015 14h36

O governador Simão Jatene recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27, a visita do embaixador da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil, no Palácio dos Despachos. No Pará a convite do Comitê Paraense de Solidariedade ao Povo Palestino, o emissário relatou ao chefe do Executivo Estadual a preocupação, não apenas da nação palestina, que atravessa uma situação delicada, mas de todos os países árabes, com a manutenção da cultura e a preservação de sua história. O encontro foi acompanhado pelo cônsul da Venezuela, Alonso Pacheco, e representantes da comunidade Libanesa no Pará.

Para os dois representantes de Estado, a despeito das diferenças que existem entre esses dois mundos, a cultura pode ser o principal elemento de integração entre os povos do mundo árabe e os povos amazônidas. O embaixador se comprometeu em discutir com outros países o projeto de difusão da língua e da cultura árabe no Pará, como forma de estimular a integração com os povos amazônidas.

Na ocasião, o embaixador destacou que o Pará tem várias heranças do mundo árabe entranhadas em sua cultura. “O nome Belém é de origem árabe e reporta à Palestina. Ainda temos em comum a procura de uma vida digna para o nosso povo”, reiterou Ibrahim Mohamed Khalil, que afirmou que tem interesse em realizar em 2016, ano em que a capital paraense completa 400 anos, um evento de ‘cidades irmãs’ com as cidades homônimas do Pará e da Palestina.

Para o governador Simão Jatene, a propagação da cultura árabe estreita ainda mais os laços que unem a população paraense aos povos de origem árabe. Lembrou, ainda, que é fundamental respeitar as diferenças e a história de cada um. “O século XXI nos trouxe uma encruzilhada civilizatória. Precisamos saber o que queremos da vida, que futuro queremos, e isso exige que a gente reveja os nossos conceitos. Tenho dificuldade em imaginar que não é possível respeitar as diferenças”, comentou.

O embaixador Ibrahim Mohamed Khalil fica no Pará até este sábado, 28. Nesse período ele vai participar de atividades ligadas à educação e às relações diplomáticas. Também participaram da reunião o presidente do Clube Monte Líbano, Makram Said, junto com Joel Bitar, Carlos Xerfan, Assad Zaidan, Kamal Hijija e Fernando Gonzales.