Alunos da rede pública estadual assistem a Concertos Didáticos no Theatro da Paz
Estudantes das escolas estaduais Tiradentes I, Barão do Rio Branco, Vilhena Alves e Centro Integrado de Educação Especial, todas localizadas em Belém, participaram, pela primeira vez, do projeto Concertos Didáticos, realizado pela Fundação Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria Municipal de Educação (Semec). Na companhia dos pais e de representantes das escolas, os estudantes assistiram a uma apresentação do Muiraquitã Jazz e da Orquestra e Choro Uirapuru, às 10 horas, no Theatro da Paz.
“Foi o concerto mais bonito que já vi. Nunca tinha visto uma apresentação tão legal como essa!", declarou a estudante Renata Coreiro, 14 anos, que cursa o 5º ano da Escola Barão do Rio Branco. A mãe da estudante, Fernanda do Nascimento, também elogiou a iniciativa. “Foi um concerto maravilhoso. O que achei mais bonito foi o repasse dessas informações aos alunos das escolas públicas, já que eles não têm muito acesso a esse tipo de apresentação”, ressaltou.
Segundo Angélica Castro, vice-diretora da Escola Barão do Rio Branco, participaram desta edição os alunos das turmas do 4º e 5º ano do Projeto Mundiar. Mas, disse ela, a proposta é ampliar para outras turmas nas próximas edições do evento. “O concerto é uma iniciativa muito grande de aproximação dos alunos com a música e o teatro. Já temos um trabalho com música na disciplina de Artes, mas essa dinâmica de vir ao teatro para assistir às apresentações é muito importante”, enfatizou.
Difusão - O Projeto Concertos Didáticos tem como objetivo difundir o ensino musical, aproximando o público infanto-juvenil da música, além de favorecer o contato dos estudantes com instrumentistas paraenses, despertando o interesse pela música e contribuindo para a formação de plateia. Além das apresentações, o projeto prevê para 2015 a realização de mais seis concertos comentados para estudantes das escolas públicas, no palco do Theatro da Paz.
No ano passado, 1.500 alunos de 50 escolas da Região Metropolitana de Belém (RMB) participaram do projeto. “Já estamos com a agenda fechada até novembro, e a previsão é atender 60 escolas e chegar a 10 mil alunos”, informou Altair Santos, técnica em Educação da Diretoria de Ensino Fundamental (Deinf) da Seduc.
Entre os avanços obtidos com o projeto, Altair Santos destacou o interesse do aluno em permanecer na escola por conta do estímulo musical. “Foi um avanço que a gente percebeu dentro da sala de aula, porque além de o estudante poder conhecer o teatro, descobre o fascínio pela música e se interessa mais pelos estudos. E isso é de grande relevância”, afirmou.
Repertório - O concerto didático teve a participação dos instrumentistas do Muiraquitã Jazz, grupo artístico da Fundação Carlos Gomes, formado por professores de sopro da instituição, além de um contrabaixista e um baterista.
O músico Harley Bechara, professor de saxofone do Instituto Estadual Carlos Gomes, conduziu a apresentação do Muiraquitã Jazz. Ele empolgou os estudantes ao apresentar temas famosos de desenhos animados, como A Pantera Cor de Rosa. Mas foi a interpretação da canção “Let It Go”, do filme Frozen, que entusiasmou a plateia. Os estudantes cantaram a música e aplaudiram com entusiasmo os músicos ao final da apresentação.