Hemopa receberá doações de pais de alunos do Centro Educacional Manahim
Trinta pais e responsáveis de alunos do Centro Educacional Manahim, localizada na Avenida Augusto Montenegro, doarão sangue neste sábado (28), na sede da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). A ação integra a Gincana Solidária organizada pela escola, que já encaminhou em torno de 40 doadores voluntários ao hemocentro durante esta semana.
Juciara Farias, titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, diz que já é realizado um trabalho de orientação e sensibilização com o centro educacional. “É uma atividade compartilhada de educação e saúde, com vistas a promover o Programa Doador de Sangue do Futuro, que percorre escolas levando informação e colaborando para a criação de uma nova cultura acerca da doação voluntária de sangue”, destaca a assistente social.
“Na nossa Páscoa não existe chocolate, nem ovo. Procuramos repassar para os alunos e seus responsáveis o verdadeiro sentido do momento, que tem a solidariedade como tema central”, ressalta Rose Costa, diretora do Centro Educacional Manahim, que pelo segundo ano consecutivo realiza a doação de sangue no Hemopa. Ainda segundo a pedagoga, os alunos também ajudaram o banco de leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. “Conseguimos 30 doadoras e mais de 100 potes de café para armazenamento do leite doado. Nossas crianças sentem muito orgulho de seus pais solidários”, enfatiza.
O gestor escolar interessado em participar do Programa Doador de Sangue do Futuro pode entrar em contato com a Gecad pelos telefones (91) 3224-5048/ 32429100 – Ramais - 205/243 ou pelo e-mail [email protected].
Nos próximos dias 31 de março, e 7, 09 e 14 de abril, a Fundação Hemopa realizará uma campanha interna mobilizando voluntários do Hospital Galileu/HPEG, com 25 doadores em cada dia.
Quem pode doar sangue: Pessoas com boa saúde, e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Deve ter peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três meses.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h.
A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.