Seaster promove projeto que incentiva hábitos saudáveis entre servidores
O projeto “Para Vida Toda”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), foi encerrado nesta sexta-feira (27) alcançando os objetivos de levar aos servidores da Secretaria a proposta de melhoria da qualidade de vida, propondo a mudança de hábitos alimentares e a necessidade de incluir atividades físicas na rotina diária. Durante a manhã os servidores participaram de uma programação com palestras e verificação do peso.
O projeto foi iniciado após a constatação de que a diretoria estava com 70% de sua equipe acima do peso, o que compromete a saúde e causa insatisfação entre os servidores. Primeiramente participaram apenas os técnicos da Disan, mas depois as atividades foram levadas aos demais servidores, envolvendo 86 pessoas.
Com exercícios físicos e reeducação alimentar, o projeto incentiva hábitos de vida saudáveis, uma vez que a obesidade é considerada um problema grave de saúde e vem crescendo nos últimos anos no Brasil. O projeto inclui diversas atividades, dentre as quais o reality de emagrecimento, que estabelece uma meta de perda de 2,5% do peso individual após 30 dias, com base no Índice de Massa Corporal (IMC). Os servidores contam com orientação alimentar e nutricional, e ainda troca de experiências diárias para estimular a alimentação adequada e saudável, por meio de uma roda de conversa via wattsapp.
Prevenção - O titular da Seaster, Heitor Pinheiro, abriu o evento enfatizando que a alimentação balanceada atua tanto na prevenção como no tratamento de diversas doenças. “Temos que pensar não apenas na questão física, mas em como hábitos ruins afetam nossa saúde, influenciando negativamente no nosso dia a dia”, ressaltou o secretário.
Izabela Jatene, secretária Extraordinária de Integração e Políticas Sociais, apoiou a iniciativa da Seaster, e ressaltou a importância de uma alimentação adequada. “É possível levar uma vida saudável planejando e administrando o tempo e a rotina, e estabelecendo pequenas metas para chegar ao objetivo final. O grande problema que faz as pessoas adiarem ou desistirem é focar somente no objetivo final. Se o resultado demorar, a pessoa acaba desmotivada”, destacou.
A secretária disse esperar que o projeto seja adotado por outras secretarias, como forma de motivar as pessoas para manter uma vida saudável não só entre os colegas de trabalho, mas também entre seus familiares.
Resultados - De acordo com o relatório da pesagem, o servidor Araguaci Souza ganhou o reality, pois perdeu 7 quilos após iniciar uma nova rotina. A servidora Helena Gomes comemorou ter alcançado a meta, e disse que vai continuar com os hábitos saudáveis. Para a servidora Natacha Raabe, “o fato de o projeto ser coletivo contribui para que a pessoa não perca o foco, e serve também como um incentivo para perder peso”.
Para o secretário Heitor Pinheiro, os resultados alcançados pelos servidores que participaram do reality foram “muito animadores e satisfatórios. Eles motivam não só por conseguirem alcançar a meta, mas também pelo relato de tantos outros servidores que perceberam a importância de iniciar atividades físicas e modificar os hábitos alimentares na busca pela melhoria em nossa qualidade de vida”.