Hospital em Paragominas tem equipe para atender parada cardiorrespiratória
A direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado no município de Paragominas, no nordeste paraense, deu mais um importante passo para melhorar o atendimento aos usuários, com a implantação da “Equipe de Resposta Rápida em Parada Cardiorrespiratória (PCR)”. A atuação da Equipe vai garantir maior eficiência ao atendimento hospitalar, mediante a capacitação dos seus membros. Caso a parada cardiorrespiratória ocorra fora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ou do centro cirúrgico, os profissionais estarão devidamente capacitados para a prestação de socorro imediato.
Assim, será definida a atuação de cada membro da equipe no momento da parada cardiorrespiratória, a fim de reduzir o índice de mortes de pacientes que apresentarem piora no quadro clínico fora de um ambiente preparado para atender situações críticas, e ainda entre pacientes em atendidos em enfermarias e prontos-socorros.
De acordo com a enfermeira Leyde Almeida, que atua no Núcleo de Educação Permanente (NEP) e é responsável pelo monitoramento da equipe e seus resultados, a nova proposta de atendimento aos pacientes apresenta definições, funções e atribuições dos membros da equipe de enfermagem de cada setor do hospital, para que no momento da parada cardiorrespiratória todos saibam exatamente como realizar os procedimentos necessários. “A atuação será determinada de acordo com as habilidades de cada colaborador, respeitando as qualificações de cada membro da equipe”, ressaltou.
Segundo o diretor executivo do HRPL, Adriano Flávio de Lima, esse trabalho é uma das intervenções que podem reduzir o número de danos causados aos pacientes durante sua hospitalização. Esse avanço se alinha com as diretrizes da administração do hospital, que objetivam oferecer sempre um atendimento mais seguro e humanizado à população da região.
Abrangência - Com a oferta de assistência de média e alta complexidade, o HRPL tem o atendimento regulado pelos municípios vinculados ao 5° Centro Regional de Saúde (5° CRS), composto pelos municípios de Paragominas, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá, Santa Maria do Pará e Ulianópolis.
O hospital dispõe de 70 leitos, sendo 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e no setor de Urgência e Emergência. O atendimento consiste em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas ambulatoriais nas especialidades cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico, com análises clínicas, raio-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos em Enfermagem.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.