Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa mobiliza doadores para garantir estoque de sangue na Semana Santa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/03/2015 17h01

A aproximação do feriado prolongado da Semana Santa e a redução no comparecimento de doadores voluntários de sangue levaram a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) a convocar doadores de todos os tipos sanguíneos, que podem se dirigir à sede da Fundação, no bairro Batista Campos, e à Estação de Coleta Hemopa Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole, KM-01 da BR-316. O hemocentro funcionará normalmente das 7h30 às 18 h, nesta terça-feira (31) e na quarta-feira (1º/4), e até 17 h na próxima quinta-feira (2).

Juciara Farias, titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, informa que o intenso período de chuvas causa viroses na população e congestionamentos no trânsito, contribuindo para diminuir o número de voluntários. “São variáveis que interferem diretamente no atendimento da demanda transfusional do Estado e na vida daqueles que dependem de uma bolsa de sangue para tratamento de saúde. A vinda de doadores é primordial para mantermos um suprimento de sangue seguro, e em qualidade e quantidade adequada”, ressalta a gerente.

Segundo Juciara Farias, o corpo clínico dos hospitais é um importante agente multiplicador da doação voluntária de sangue, uma vez que deve explicar a pacientes, familiares e amigos a importância da reposição de sangue e do encaminhamento de doadores ao hemocentro. “Período como esses têm grande reflexo também no suprimento de sangue considerado raro, tipos O Negativo, A Negativo, B Negativo e AB Negativo. Doadores com essa tipagem devem se dirigir ao Hemopa para doação e atualização cadastral no Clube de Doadores Raros”, ressalta.

Doação espontânea - Cientes de seu dever como cidadãos, os irmãos Andreia Botelho, 27 anos, e Jesiel Botelho, 34, foram nesta segunda-feira à sede do hemocentro e fizeram novas doações. “Sempre venho espontaneamente, e toda vez tento trazer um amigo para doar. Hoje foi meu irmão”, conta a Andreia. “È importante doar, pois ajudamos a salvar vidas. É um grande ato de gratidão”, completou Jesiel.

Moradores do Bairro Guanabara, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, ambos se tornaram doadores voluntários quando outro irmão precisou de sangue. “Sabemos que muitas pessoas precisam e o quanto pode ser difícil. É por isso que ajudamos”, declara Andreia Botelho.

Nesta terça-feira (31), e nos próximos dias 7, 09 e 14 de abril, a Fundação Hemopa realizará campanha interna de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, com voluntários do Hospital Galileu/HPEG. A meta é conseguir  25 doadores em cada dia da campanha.

Quem pode doar sangue: Pessoas com boa saúde, e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Deve ter peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três meses.

Serviço: A sede da Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.