Semana do Idoso é comemorada com vasta programação
A fim de promover a política de atenção à pessoa idosa, aproximar e facilitar o acesso dessa população a serviços do Estado, o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDPI), ligado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promove a Semana do Idoso. O evento, que ocorre em um shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, 27, e termina no domingo, 1, data em que se comemora o Dia do Idoso.
A Semana do Idoso traz à tona não apenas serviços a que esses indivíduos terão acesso, como também provoca na sociedade e no poder público um debate sobre a garantia dos seus direitos. Assim pensa a secretária de estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Ana Cunha. “É muito importante que essas questões estejam no cerne das nossas discussões. Os idosos já deram sua contribuição para a sociedade e precisam que os apoiemos em todas as suas necessidades”, afirmou.
Entre os serviços oferecidos estão: orientação jurídica, emissão de carteira cultural, orientação sobre direito do consumidor na aquisição de produtos e serviços, avaliação nutricional, avaliação física, vacinas de gripe/Hepatite B, emissão de passe Sênior e Credencial de Estacionamento. Também serão realizadas atividades de lazer, dança e apresentações artísticas.
Além dos serviços, serão comercializados artigos produzidos por idosos que residem no Abrigo Estadual Lar da Providência, de responsabilidade da Seaster. “Esses produtos são produzidos durante as oficinas terapêuticas, que visam trabalhar aspectos como atenção, memória, cognição, coordenação motora e autoestima. Não são produzidos, na verdade, para serem comercializados, as vendas são uma consequência, o importante é a realização da atividade”, explicou a terapeuta ocupacional do abrigo, Juciane Melo.
Durante a abertura do evento, a secretária adjunta de Assistência Social, Leila Machado, reforçou a importância da promoção desses serviços. “A Seaster está sempre à disposição de todos para atender da melhor maneira. E eu quero parabenizar o conselho pela organização desse evento e dizer que é assim que garantimos avanços nos direitos da pessoa idosa”, pontuou.
Parceiros - Valquíria Barbosa, presidente do CEDPI, ressaltou que a concretização do evento foi resultado da parceria de diversos órgãos e instituições públicas e privadas. “As instituições que fazem parte do Conselho da Pessoa Idosa, e outras que são parceiras, se uniram para que tudo isso fosse possível. Então, esse é um trabalho do coletivo que facilita o acesso do idoso aos serviços que ele precisa”, enfatizou.
A coordenadora do projeto Vida Ativa na Terceira Idade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Liane Costa, levou para a abertura do evento apresentações de dança e atividades de alongamento. “Uma das coisas mais importantes nessa idade é manter a disposição para as atividades físicas”, opinou a coordenadora. Já o Hospital Cynthia Charone participou com apresentação de peça teatral.
Público - O aposentado Emanuel Sampaio, que faz parte de um projeto da Seel, aproveitou para emitir a carteira cultural e o passe sênior. “Acho essa iniciativa importante e prestativa para nós idosos, porque conseguimos fazer várias coisas em um só lugar”, considerou.
Já a dona Tânia Maria Souza foi em busca das certidões de nascimento para moradores da Comunidade do Parque Verde, onde reside. “Estou aqui para ajudar algumas pessoas da comunidade que não conseguiram emitir o documento na última ação que aconteceu lá”, explicou.