Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO

Iterpa e Imazon vão desenvolver sistema para o Cadastro Rural Fundiário

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/04/2015 15h51

“A implantação do Cadastro Rural Fundiário  inicia uma nova história no processo de regularização fundiária no Estado”, declarou o vice-governador do Pará, Zequinha Marinho, ao participar na manhã desta quarta-feira (1º) da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e o Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon), visando o desenvolvimento do sistema tecnológico que viabilizará a implementação do Cadastro Rural Fundiário (Carf).

O novo cadastro é um inovador sistema de base digital que será implantado pelo governo paraense para avançar no processo de regularização fundiária. “Esse novo sistema vai responder a uma grande e antiga demanda do Pará nessa área”, informou Zequinha Marinho, garantindo que o governo está empenhado em viabilizar o processo o mais rápido possível.

A assinatura do Termo de Cooperação ocorreu na sede do Iterpa, em Belém, entre o presidente do Instituto, Daniel Lopes, e a diretora executiva do Imazon, Andrea Pinto, com a interveniência dos secretários estaduais de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes; de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demacki, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Fernandes.

Daniel Lopes disse que, com o Carf, o Iterpa terá condições de agilizar o processo de regularização fundiária nas áreas sob a jurisdição do Estado, uma vez que a nova ferramenta dará condições de reduzir o trâmite dos processos no órgão. Além disso, o trabalho de campo, que era feito basicamente pelos técnicos do Instituto, será ampliado com uma rede de técnicos, órgãos e entidades credenciados para ajudar os produtores e montar um banco de dados. “Com o Carf vamos enxergar onde o produtor está”, acrescentou Daniel Lopes, ressaltando que a implantação do sistema é um passo à frente no processo de modernização do Iterpa.

Desafio - Andrea Pinto também ressaltou a importância da iniciativa, considerando a implantação do Carf um passo corajoso e inovador. A diretora do Imazon, entidade que coopera com a pesquisa e o desenvolvimento do cadastro, disse que a ferramenta agilizará o processo de regularização de terras. “Sem dúvida, esse trabalho é um grande desafio”, ressaltou.

Para o titular da Sedap, Hildegardo Nunes, a implantação do Carf representa mais um compromisso do governo do Pará com o setor produtivo, já que a regularização fundiária é a base do desenvolvimento rural.

Também estiveram presentes à solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica o coordenador do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, e servidores do Iterpa.

<