Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA SANTA

Hemopa abrirá para coleta de sangue na quinta-feira e no sábado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/04/2015 17h57

Com redução no estoque de sangue em torno de 30%, situação que perdura há semanas, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) abrirá excepcionalmente para a coleta de sangue no feriado da Semana Santa. Os doadores voluntários poderão comparecer nesta quinta-feira (2), das 7h30 às 17h, à sede do hemocentro, no bairro Batista Campos, e à Estação de Coleta Hemopa Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole, KM-01 da BR-316. No próximo sábado (4) somente a sede da Fundação funcionará, das 7h30 às 12 h. No entanto, o serviço de atendimento transfusional é ininterrupto.

Segundo Juciara Farias, titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, a estratégia oferece possibilidade de doar sangue a familiares de pacientes internados na rede hospitalar e a doadores em geral, que permanecerem em Belém no feriado prolongado. “Durante esses dias, o comparecimento tem ficado abaixo de 200 voluntários por dia. O Hemopa divide essa responsabilidade com a sociedade, objetivando atender a demanda transfusional do Estado adequadamente”, ressaltou a assistente social.

Quem não espera a convocação do Hemopa para doar sangue é a auxiliar de serviços gerais Aucilene Chagas Paulino, 45 anos, residente no bairro Curió Utinga, que repete o gesto há 15 anos. Ela esteve no hemocentro nesta semana, mais uma vez de forma espontânea. “Sempre venho aqui três vezes ao ano. Ajudar o próximo é o principal. Enquanto eu puder vou fazer isso”, afirmou a voluntária.

Campanha interna - No próximo dia 7, e nos dias 09 e 14, a Fundação Hemopa realizará campanha interna de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, com voluntários do Hospital Galileu, localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A meta é conseguir 25 doadores em cada dia da ação.

“Na terça-feira passada demos início à primeira etapa da campanha com o hospital. É uma ação importante dentro do contexto da captação hospitalar, pois incentiva a participação de parentes e familiares de pacientes na doação voluntária de sangue”, informou Juciara Farias.

Quem pode doar sangue: Pessoas com boa saúde, e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsáveis. Deve ter peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três meses.

Serviço: A sede da Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.