Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SISTEMA DE MENSAGENS

Sespa lança ferramenta para agilizar tratamento de câncer

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/09/2017 00h00

Encurtar o tempo de espera de pacientes por exames necessários ao tratamento do câncer de colo de útero foi o objetivo do treinamento para o novo sistema de mensagens denominado “Siga-me”, que técnicos das Unidades de Saúde de 14 municípios realizaram nesta quarta-feira (27), na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus-PA), em Belém. A ferramenta de notificação acompanhará e orientará as pacientes, por meio de mensagens de texto, na marcação de exames, acelerando casos que possuem algum grau de risco.  

Cerca de 80 pessoas participaram da capacitação, planejada pela secretária adjunta de Saúde Pública, Heloísa Guimarães. A ação envolveu técnicos dos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas, Santo Antônio do Tauá, Tomé-Açu e Vigia de Nazaré.

“O principal objetivo do treinamento é diminuir o tempo de espera do paciente para ser atendido e detectar o câncer. Queremos diminuir a jornada desse paciente, ganhar tempo no tratamento e salvar mais vidas. O câncer detectado precocemente e tratado, tem 100% de chance de cura”, afirmou Heloísa Guimarães.

Contato direto - “O Siga-me é um projeto-piloto, e vai servir para despertar o agente comunitário de saúde para a importância do contato direto com o usuário do Sistema Único de Saúde. Também vai trazer ao usuário a atenção à saúde, fazendo sentir-se acolhido, mostrando que a saúde chega ao seu alcance, e trará um ordenamento de quando e aonde ir para dar prosseguimento ao seu tratamento”, disse a secretária adjunta.

Paralelamente ao Siga-me, e como parte do aperfeiçoamento da rede de assistência ao controle do câncer de colo do útero no Pará, é realizado treinamento para enfermeiros, dos mesmos municípios, denominado “Inovação C – Máfaro”. Em princípio, a iniciativa consiste na aplicação de um questionário, que será utilizado pelos agentes de saúde da família, e fará, entre outras coisas, com que a paciente seja acompanhada desde o diagnóstico, passando pelo tratamento e chegando às possibilidades de cura.

Os treinamentos contam com o apoio da empresa Roche, pioneira na área da saúde com produtos e serviços inovadores para detecção precoce, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.