Conhecer o Theatro da Paz é opção de lazer cultural no feriado
Para quem ficou em Belém no feriado da Semana Santa uma das opções culturais é conhecer o centenário Theatro da Paz neste sábado (4). O local oferece visita monitorada, na qual é possível conhecer mais sobre esse patrimônio arquitetônico erguido no áureo Ciclo da Borracha, em pleno centro da capital paraense. O passeio pelo teatro, inaugurado em 15 de fevereiro de 1878, tem duração média de 40 minutos. “Costumamos receber grupos formados por até 40 pessoas, a cada hora. Elas podem conhecer um pouco mais da história e da arquitetura desse espaço, guiados por monitores do curso de Turismo, orientados por uma de nossas funcionárias mais antigas, a Maria das Neves”, informa a diretora do TP, Ana Cláudia Moraes.
Mais do que um passeio pelo teatro, a visita é um convite a uma viagem histórica. “Falamos da época da inauguração, dos habitantes da cidade, da arquitetura, da decoração importada, da pintura do teto, tudo amparado por nossas pesquisas em bibliotecas, jornais da época e outras fontes históricas”, explica Maria das Neves Cordeiro.
Ela ressalta que a visita monitorada tem parceria com outra atividade do Theatro da Paz, o Concerto Didático, que leva mensalmente alunos de escolas públicas e particulares para assistirem a concertos no teatro. A seleção dos estudantes é feita pelos próprios estabelecimentos de ensino, de acordo com o desempenho escolar. Antes de assistirem ao concerto eles participam de uma palestra sobre o próprio teatro e a obra a ser apresentada.
Detalhes - Para Celina Lima, outra responsável pelo setor de visitas ao teatro, o trabalho feito no espaço é singular. “Nosso objetivo é apresentar o Theatro da Paz em seus mínimos detalhes, como as estatuetas, o piso e os candelabros”, diz ela.
O sábado (4) é único dia que o espaço ficará aberto ao público no período de 2 a 5 de abril, mas é possível conhecer um pouco mais do teatro, considerado um dos mais bonitos do País, de terça-feira a domingo, mediante pagamento da taxa de R$ 4,00 (com meia-entrada para estudante e gratuidade para idosos e crianças menores de 09 anos). Nas quartas-feiras a gratuidade é para todos.
As escolas interessadas em marcar visitas ou solicitar visitas monitoradas para grupos com mais de cinco pessoas devem entregar o documento na administração ou enviar pelo e-mail visita@tdapaz.com.br e fax: (91) 4009-8760, ou ainda telefonar para (91) 4009-8769 (administração). As visitas de estudantes são marcadas apenas para o período da manhã as terças, quintas e sextas-feiras.
Apogeu econômico - O Theatro da Paz foi fundado em Belém do Pará durante o Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região amazônica. Apesar do progresso, ainda não havia um teatro de grande porte, capaz de receber espetáculos do gênero lírico. Para satisfazer a sociedade da época, o governo da província contratou o engenheiro militar José Tiburcio de Magalhães, que deu início ao projeto arquitetônico inspirado no Teatro Scalla, de Milão (Itália).
O Theatro da Paz foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia, e tem características grandiosas: 1.100 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.
Atualmente, é o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil. Com mais de 130 anos de história, é considerado um dos teatros-monumentos do Brasil. Entre as curiosidades sobre o Theatro da Paz está o hall de entrada, composto por materiais decorativos importados da Europa. Entre esses materiais estão o ferro fundido inglês nos arcos das portas; a escadaria em mármore italiano; o lustre francês e as estátuas em bronze francês. No espaço há dois bustos em mármore de carrara dos escritores brasileiros José de Alencar e Gonçalves Dias. O piso do hall foi feito com pedras portuguesas formando mosaico e coladas com grude de gurijuba (peixe encontrado na região), e as paredes e o teto são pintados com representações das artes gregas.
Serviço: Visitação monitorada ao Theatro da Paz no sábado (4): primeira visita às 10 h; 2ª visita às 11 h, e 3ª visita às 12 h. Duração: 40 minutos. O teatro fica na Rua da Paz, s/n, no bairro da Campina, de frente para a Praça da República. Taxa de visitação: R$ 4,00, com meia para estudante e gratuidade para idosos e crianças menores de 09 anos.
Horários normais de visitação: De terça a sexta, das 09 às 17 h (no intervalo das 13 às 14 h não há visitação). Aos sábados, das 09 às 12 h, e aos domingos, das 09 às 11 h.