Secult apresenta ao público obras do artista cametaense Andrelino Cotta
No próximo dia 16, o Museu do Estado do Pará (MEP) recebe a mostra “Arrabaldes”, do artista cametaense Andrelino Cotta, com visitação até 10 de maio. Segundo Armando Queiroz, diretor da Casa das Onze Janelas, a ideia de fazer esta exposição surgiu da vontade de dar ênfase aos artistas paraenses que têm obras guardadas nos acervos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secult (SIM/Secult). “Os nossos museus valorizam o que é nosso e vamos unir essas peças em exposição para que cheguem ao conhecimento do grande público”, afirma Armando.
Esta exposição promove a exibição de duas peças museológicas, sendo uma delas a pintura "Noite de São João" (1956), de Andrelino Cotta, pertencente ao acervo do MEP e trechos de películas cinematográficas (recuperados de cine-jornais, produzidos pelo cinegrafista Milton Mendonça) e que integram o acervo do Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS). Em um desses trechos é apresentada brevemente esta mesma obra do pintor Andrelino Cotta em vídeo.
Segundo Armando Queiroz, o fato de haver agora reunido, numa mesma exposição, a obra em si e o relato de sua existência no meio cultural dos anos 50 de Belém do Pará, provoca discussões extremamente pertinentes à importância da preservação da memória em museus. “Com esta exposição, buscamos cada vez mais integrar as ações dos museus da cidade. Ela aponta também para vários outros trabalhos que podemos fazer juntos”, planeja.
Andrelino Cotta
Nasceu na cidade de Cametá em outubro de 1896. Como caricaturista, ilustrou as páginas de vários órgãos da imprensa do estado, ora com seus tipos carnavalescos, ora com charges alusivas aos políticos da época. Foi professor de desenho da Escola Normal do Pará. Viveu sempre para a pintura. Faleceu em 1972.
A mostra é promovida pelo Museu do Estado do Pará em parceria com a Casa das Onze Janelas. No dia do vernissage, 9 de abril, haverá um diálogo sobre a obra realizado por Armando Queiroz e Sérgio Melo, diretor do Museu do Estado do Pará, responsáveis pela curadoria da exposição. “Nosso objetivo é transversalizar o nosso acervo e promover o intercâmbio entre os nossos espaços culturais. Esta é uma proposta interessante para o público que busca este tipo de atividade”, afirma Sérgio Melo.
Serviço:
Vernissage da exposição "Arrabaldes” e Diálogos sobre a Obra do artista Andrelino Cotta, dia 16 de abril, às 19h. Visitação até 10 de maio. Local: Museu do Estado do Pará (MEP). End: Palácio Lauro Sodré, praça D. Pedro II, s/n – Cidade Velha. Fones: (91) 4009-9830/9831.