Banda Sinfônica Lauro Sodré encanta público no Theatro da Paz
O talento de 110 músicos da Banda Sinfônica da Escola Estadual Lauro Sodré subiu ao palco do Theatro da Paz, nesta quarta-feira (8) à noite, para expor ao público o resultado de 143 anos de música e educação pública em prol da formação de cidadãos paraenses. O espetáculo reuniu técnica e emoção na execução de composições em estilos diferenciados, ou seja, arranjos sinfônicos para 14 músicas do Brasil e de outros países.
O concerto comemorativo de quase um século e meio de atividades da banda reuniu 90 componentes atuais da Lauro Sodré e mais 20 convidados especiais, ou seja, antigos integrantes do grupo musical, sob a regência de Silas Borges da Silva. Esses antigos alunos tocam em outras bandas e lecionam em instituições afins no Estado.
“Essa é uma noite histórica, marcante para a educação musical no Pará”, afirmou o regente Silas Borges. Para fazer parte da banda sinfônica o jovem tem de estudar e ser aprovado em cada ano letivo, como disse o maestro. E esse empenho duplo dos músicos, entre jovens e adultos, fez com que o público conferisse a execução de músicas como 'Emoções', do cantor Roberto Carlos, aniversariante deste mês. “Essa canção escolhemos porque tem tudo a ver com o concerto, marcando uma nova fase de trabalho da Banda Sinfônica do Lauro Sodré”, declarou Silas Borges.
Referência
Entre os espectadores do concerto, a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Educação (Seduc), Clara Yunes, afirmou: “Foi um espetáculo maravilhoso. Pudemos ver como é possível um projeto conquistar resultados positivos a partir da dedicação dos alunos e dos profissionais da escola pública. A Banda Sinfônica do Lauro Sodré é um exemplo, uma referência da qualidade da escola pública para a sociedade como um todo”. O projeto de educação musical da banda já atendeu a mais de 1.800 estudantes da rede pública do Estado.
A Lauro Sodré é considerada a mais antiga banda musical escolar do Brasil, atuando em desfiles escolares, concursos e apresentações ao público. No concerto de ontem, abrangendo duas partes e com a participação especial do Grupo de Percussão da própria banda, formado por 10 músicos, o público também acompanhou a interpretação da música “Valquíria”. Esse dobrado sinfônico composto por José Barbosa de Brito abriu o segundo momento do concerto, que terminou com um pout pourri de canções da Jovem Guarda.
A Banda Sinfônica Lauro Sodré, com instrumentos de sopro, cordas e percussão, reúne alunos de Belém e interior do Estado. A banda iniciou suas atividades em 30 de março de 1872. A Sinfônica é mantida pela Seduc e já legou ao Pará 17 títulos nacionais.