Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Prazo de solicitação de meia passagem intermunicipal se encerra nesta sexta-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/04/2015 11h13

O prazo para que as instituições de ensino superior e para que alunos dessas faculdades requeiram o benefício da meia passagem intermunicipal se encerra nesta sexta-feira, dia 10. O cadastramento e emissão da carteira é responsabilidade da Agência de Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon). A meia passagem permite que o aluno pague somente 50% do valor da tarifa nos ônibus intermunicipais.

Para os alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém, cujo processo de requerimento é individual, a solicitação e entrega da carteira são feitos no Terminal Rodoviário de Belém, no primeiro andar, número 115, onde fica a sala de emissão de meia passagem da Arcon. A sala funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, e das 14 às 18 horas.

Para solicitar a carteira, o aluno precisa apresentar RG e CPF (cópia), duas fotos 3x4, comprovante de residência, comprovante de matrícula da instituição de ensino e requerimento preenchido, que pode também ser acessado no site www.arcon.pa.gov.br.

Alunos de faculdades particulares de Belém podem ter acesso à carteira de meia passagem, mas precisam comprovar a renda de até dois salários mínimos. No caso das faculdades particulares e também as públicas (UFRA e Uepa), o processo é conduzido pela própria instituição de ensino, que solicita o benefício e faz a entrega das carteiras. 

Deize Sá, responsável pelo setor de emissão de meia passagem da Arcon, explica que esse prazo não será estendido. Para quem tem carteira com vencimento em 30 de março deste ano, uma boa notícia. “Quem tem carteira com validade vencida em 30 de março de 2015, poderá usá-la até o dia 30 de junho deste ano. Mas precisa se recadastrar e obter a nova carteira”, alerta. Já quem perdeu carteira ou teve algum dano no documento pode solicitar uma nova, mas é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO), ter a declaração de matrícula emitida pela instituição, e ir ao Terminal Rodoviário de Belém.

Outro assunto que chama a atenção é que muitos alunos fazem a solicitação de meia passagem, os documentos ficam prontos, mas ninguém vai buscá-los. “Temos cerca de mil carteiras prontas aqui na sala de emissão da Arcon que os alunos não vieram buscar. Muitas delas já até perderam a validade. É preciso que as pessoas se lembrem de vir apanhá-las”, recomendou Deize.