Cosanpa inicia recuperação de poço no Bengui
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou na segunda-feira, 6, as obras de recuperação de um dos três poços da unidade produtora de água da Avenida Augusto Montenegro, que abastece o bairro do Bengui, em Belém. Desde o dia 16 de março, os moradores do bairro reclamam que o abastecimento de água está prejudicado e isso acontece porque um poço de 250 metros apresentou problemas na tubulação edutora de ferro e não foi mais possível fazer a captação da água.
A companhia contratou uma empresa terceirizada para executar a recuperação do poço. Com oito trabalhadores no local, deu-se início aos processos, com a chegada de materiais e de uma torre de perfuração, máquina utilizada para cavar e recuperar poços. Posteriormente, será feito o processo de lavagem e filmagem para localizar em qual profundidade está o furo, para que seja feita a correção. “Nossa expectativa é de que o trabalho esteja concluído no prazo de 15 a 20 dias”, informou o gestor da unidade da Cosanpa, Ray Dayvd Matos.
Aproximadamente 30 mil moradores do Bengui estão recebendo água de maneira intermitente (em períodos), mas a Cosanpa trabalha para que não falte água nos horários de maior consumo. O problema maior no abastecimento é chegar água nas partes mais altas do bairro. Com as manobras técnicas, a água chega a todas as residências de 6h às 9h da manhã e de 22h à meia noite.
O gestor da unidade explica que “não teria como agir preventivamente para evitar o problema no poço, já que todos os três poços funcionam de maneira efetiva, 24 horas por dia”.