Projeto da Escola General Gurjão incentiva o hábito da leitura entre os alunos
A equipe pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, localizada na Cidade Velha, em Belém, apostou no desenvolvimento de um projeto que incentiva a produção da escrita a partir da aplicação dos gêneros literários em sala de aula. O projeto “Vivendo leitura na escola” terá três momentos de culminância, com o resultado das atividades desenvolvidas entre os alunos durante o ano.
Segundo a coordenadora pedagógica da escola, professora Socorro Rocha, o objetivo da ação é incentivar uma rotina de leitura entre os alunos e melhorar a escrita. “A gente quer que os nossos alunos exerçam a cidadania embasada no hábito da leitura. Para isso, vamos trabalhar com textos bem atraentes, para que eles se envolvam com as atividades que serão repassadas pelos professores’’.
O foco na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino nas séries iniciais, também é uma preocupação da equipe de professores e coordenadores da escola.
O projeto foi apresentado à comunidade no início do ano letivo, quando pais e alunos tiveram a oportunidade de conhecer a “Árvore da Leitura”. “Colocamos vários livros pendurados nos galhos de um jambeiro que ficou à disposição para leitura e colocamos cadeiras em redor para que os alunos e pais ficassem folheando os livros de sua escolha”, descreveu a professora.
O projeto será aplicado a todos os 350 alunos matriculados nas onze turmas da escola. Todos os gêneros literários foram divididos de acordo com a série do aluno e serão trabalhados de forma interdisciplinar, ou seja, com dois a três professores de diferentes disciplinas. “Os professores trabalham o gênero literário dentro do conteúdo programático das disciplinas deles e, ao final, mostrarão os resultados obtidos’’, disse.
O primeiro resultado desta ação será apresentado ainda no primeiro semestre deste ano, quando os alunos irão expor, por meio de apresentação de contos, dramatização e teatralização, o que aprenderam em sala de aula. As outras ações de culminância do projeto serão realizadas nos meses de setembro e dezembro.
Revitalização – A professora esclarece, ainda, que alguns ambientes da escola também passam por uma reestruturação, para acolher melhor os alunos no projeto. ‘Nós estamos revitalizando a sala de leitura para que haja uma rotina da cultura de emprestimos de livros’. Outra atividade desenvolvida, explica ela, é o projeto ‘Jornal Mural’, que incentiva a produção textual dos alunos. A coordenação trabalha com uma turma de cada vez a cada edição do jornal. Os alunos irão fazer as matérias, mas temos as colunas definidas nas áreas de política, moda, ciência, avisos internos e novidades.