Escola Luiz Nunes Direito prepara alunos para o Enem
Uma equipe de professores da Escola Estadual Luiz Nunes Direito, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, vem garantindo o preparo técnico de mais de 100 alunos do terceiro ano do Ensino Médio que participam das aulas complementares do projeto “Terceirão” e almejam entrar em uma universidade com uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os estudantes se deslocam todos os sábados, das 8h às 12h, para a sede da escola, a fim de revisar com os professores o conteúdo que será aplicado em novembro nas provas do Enem. Os estudantes terão que se preparar para responder a 180 questões, divididas em quatro provas relacionadas a matérias da grade curricular do Ensino Médio, incluindo também uma prova de redação.
Segundo a diretora da escola, Maria de Belém, o projeto foi criado no início deste ano, quando os professores sentiram a necessidade de trabalhar um conteúdo específico para o exame. “Nós queremos incentivar os alunos a estudarem mais para tirar boas notas para entrarem nas universidades. Para isso, todos os professores aceitaram participar do projeto e ajudar os alunos e melhorar o índice de aprovação”, disse ela.
Além das aulas preparatórias do “Terceirão”, os alunos da escola realizam mais dois simulados, que são aplicados duas vezes por ano, sempre no fim de cada semestre, para avaliar o nível de conhecimento dos alunos. Em 2014, a escola só conseguiu aprovar 20 alunos nas universidades, um número relativamente baixo, segundo a diretora da escola. Agora, a meta é melhorar a nota no Enem para garantir o ingresso de maior número de estudante nas universidades públicas e particulares do Estado.