Governo do Estado entrega 44 unidades habitacionais no Residencial Taboquinha
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), entregou 44 unidades habitacionais na manhã desta sexta-feira (10). A programação faz parte das comemorações pelos 50 anos da companhia. A cerimônia de entrega foi presidida pela presidente da Cohab, Lene Farinha, e foi acompanhada por alguns parlamentares e representantes da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO), composta de membros da comunidade.
Os 39 apartamentos e cinco casas térreas entregues possuem sala e cozinha conjugadas, dois quartos e banheiro. Famílias com idosos e pessoas com deficiência foram priorizadas e contempladas com unidades habitacionais térreas para facilitar sua acessibilidade. Dos 44 imóveis entregues, seis são para idosos e dois para pessoas com deficiência (PCD).
Entre os beneficiados estão 30 famílias oriundas da Comunidade Cubatão, área que será desocupada e destinada à preservação ambiental, por ser imprópria para habitação, localizada às proximidades do Residencial Taboquinha.
Fátima Terezinha de Jesus Lima de Souza, 60 anos, mora na comunidade Cubatão há 26 anos e não se continha de tanta alegria ao receber as chaves de seu apartamento. “Eu tô feliz porque vou morar agora numa casa de alvenaria. A minha casa era de madeira, com remendos de papelão. Agradeço a Deus e ao Governo do Estado. Espero que as outras famílias do Cubatão tenham também essa oportunidade que estou tendo”, declarou.
Mais feliz estava a filha de Fátima Terezinha, a diarista Marciléia Silva Souza, contemplada com um apartamento no mesmo bloco onde a mãe vai morar. Ela disse que era uma felicidade poder morar com seu esposo e dois filhos num local mais adequado e melhor ainda por ser agora vizinha da mãe. “Minha alegria é poder ter minha casa própria e estar perto de minha mãe. Agora meus filhos têm onde brincar. Antes eles ficavam trancados dentro de casa porque as estivas eram perigosas pra eles”, informou.
Antes de se instalarem nas novas moradias, os proprietários acompanharão o trabalho dos técnicos da Cohab, que consiste na vistoria minuciosa de cada unidade. Esse procedimento faz parte da rotina de entrega, a fim de garantir condições perfeitas de uso.
Projeto Taboquinha
Coordenado pela Cohab, as obras do projeto Taboquinha, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), comportam muito mais que construção de unidades habitacionais. O projeto envolve também toda a infraestrutura, como pavimentação, drenagem pluvial, esgoto sanitário, rede de distribuição de energia elétrica, rede de abastecimento de água, além da construção de diques e pontes em toda a área de abrangência do projeto.
Concluído, o Projeto Taboquinha representará uma mudança na realidade de mais de 400 mil pessoas que residem em Icoaraci e um diferencial na qualidade do produto turístico ofertado pelo distrito, levando em conta a proposta de transformar toda a área do igarapé Tabocão em área de proteção ambiental, com a recuperação do canal, trapiches e paisagismo.
O projeto beneficiará diretamente 1.862 famílias, das 978 unidades habitacionais previstas, 478 já foram entregues. Somadas as 44 entregues nesta sexta, esse número sobe para 522 unidades.