Hemopa e ETSUS preparam a segunda turma de técnicos em hemoterapia
Aperfeiçoamento profissional e melhoria no atendimento ao público, estes são alguns dos principais objetivos do curso Técnico em Hemoterapia, promovido pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde/Pará (ETSUS/Pa), em parceria com a Fundação Hemopa. A primeira turma se formará no dia 24 deste mês e a segunda concluirá o curso no final deste ano.
Na manhã desta terça-feira, 14, os 22 alunos da segunda turma, que é composta por servidores que atuam na área da saúde, assistiram aula teórica sobre “Medicina Transfusional e Hemoterapia”, ministrada pela médica Socorro Cardoso. Do total de alunos, 16 são do Hemopa. Interessados na capacitação devem aguardar o edital, que será publicado no Diário Oficial do Estado.
A técnica em enfermagem da Agência Transfusional de Bragança, que é atendida pelo Hemonúcleo de Capanema (Henca), subordinado ao Hemocentro Regional de Castanhal (HRC) e servidora da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Jane Maria Pereira Castro Santana, 41, é uma das alunas.
Servidora do município e do Estado há 18 anos, ela explica que os cursos são importantes para o crescimento profissional e melhoria do atendimento no serviço público. "Aprofundamos nossos conhecimentos no curso, que antes eram somente operacionais, mas, agora, sabemos a finalidade teórica dos procedimentos que adotamos. Ganha o servidor com a valorização que recebe e a população com a melhoria dos serviços", comenta Jane.
"A preocupação em assumir os compromissos e desenvolver o trabalho de forma transparente e acessível são fatores determinantes para o público ser o maior beneficiado. Importante perceber o retorno de cada cidadão, a satisfação de estar no Hemopa porque acredita no trabalho e na capacidade de toda a equipe’’, afirma a médica, professora do curso e titular do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes) do Hemopa, Socorro Cardoso.